Nem todos somos potenciais corredores ou grandes atletas. Mas não é por isso que vamos descuidar da saúde. Um monitor de atividades pode ser uma excelente ferramenta para ajudar nessa tarefa. E se além de passos, monitorizar o ritmo cardíaco e indicar os níveis de gordura corporal, ainda melhor. Experimentei a pulseira TomTom Touch Cardio + Composição Corporal, que faz tudo isso, e foi assim.

Não corro nem vou ao ginásio, mas tenho uma vida ativa e um cão que caminha comigo todos os dias. Um monitor de atividade enquadra-se perfeitamente no meu esquema de vida. E quanto mais informação der, melhor. Quando a pulseira TomTom Touch Cardio + Composição Corporal chegou para que eu a experimentasse, estava em plena mudança de casa. Foi curioso ver o que isso representou na minha saúde.

Contar os passos pode ser interessante, mas monitorizar mais atividades e, sobretudo, medir frequentemente o ritmo cardíaco e ser capaz de medir a percentagem de gordura do corpo são aspetos muito interessantes. Este valor – o da gordura corporal – é interessante de saber e difícil de medir (sem um aparelho). Os valores recomendados para homens e mulheres são distintos, assim como o são para cada etapa da vida. Ter um índice baixo é tão indesejado quanto o ter demasiado alto. No equilíbrio é que está a virtude e é para isso que é bom poder ir acompanhando a sua evolução ao longo dos dias, semanas e meses. O objetivo não é ter 0% de gordura corporal e sim estar o mais próximo possível das recomendações para o seu género e faixa etária (ver tabela no fim).

TomTom Touch Cardio + Composição Corporal para cuidar da forma e da saúde

 

Primeiras impressões

A TomTom Touch Cardio + Composição Corporal tem um design discreto, é leve e fácil de desencaixar (e voltar a encaixar) para carregar. Acostumamo-nos rapidamente a levá-la ao pulso. Para mim, o mais difícil é usar este tipo de equipamento para dormir. Mas é uma questão de hábito.

A pulseira que experimentei era roxa e, apesar de ser tamanho L (há S, M e L) e eu ter o pulso relativamente fino, foi possível usá-la sem problemas.

Os primeiros passos para a sua utilização implicam a configuração do equipamento, a criação de uma conta na plataforma TomTom Sports e a instalação da app da TomTom Sports no telemóvel e/ou tablet. Nada complicado.

TomTom Touch Cardio + Composição Corporal para cuidar da forma e da saúde

 

Em ação

É tudo simples e praticamente automático. O ecrã é tátil e basta deslizar o dedo sob a sua superfície para passar de um item para outro.

A atividade é monitorizada 24 hora por dias, 7 dias na semana. Para ir para o Modo Desporto, basta deslizar e iniciar para que o registo de dados comece a ser feito para depois ser possível monitorizar os gráficos. É possível ativar ou desativar o registo do ritmo cardíaco ao longo de todo o dia. Por defeito, esta opção vem ativada de origem.

Para verificar a composição corporal, basta tocar no botão prateado próximo ao ecrã e esperar alguns segundos. Os valores ficam registados para que seja possível verificar a sua evolução ao longo do tempo.

Com a app/plataforma, é possível definir objetivos e configurar notificações. Quando está sincronizada com o telemóvel, a pulseira indica quando há novas mensagens no telemóvel e avisa quando há chamadas.

A pulseira, como referi acima, também regista aspetos do sono quando usada durante a noite. Os dados que recolhe permitem-nos perceber porque nos sentimos cansados durante o dia e como foi cada noite de sono.TomTom Touch Cardio + Composição Corporal para cuidar da forma e da saúde

Conclusão

A experiência com a TomTom Touch Cardio + Composição Corporal foi interessante e divertida, uma vez que, como disse, acompanhou uma fase muito específica da minha vida: uma mudança de casa.

Nesses dias, o stress estava ao rubro e ainda bem que não foi medido. Mas foi interessante ver como o meu ritmo cardíaco aumentou no período em que estava no pico mais alto das mudanças. Contratei uma empresa, mas carregar coisas de um lado para o outro faz parte de qualquer mudança. Foram dias de alta tensão e muita atividade, perdi cerca de 3 quilos e baixei 3 pontos na percentagem de gordura, aproximando-me dos níveis indicados para a minha faixa etária como muito bons.

Tive algumas pontuais dificuldades com a sincronização com o telemóvel. Situações que foram rapidamente resolvidas. No entanto, é importante ter em mente que estas pulseiras são compatíveis com smartphones com iOS 8 ou mais recente e SO Android 4.3 ou mais recente. Se utilizar Android, vale a pena consultar o revendedor ou o site da TomTom para ver se o seu telefone se encontra na lista de compatíveis. Requer Bluetooth 4.1 ou superior.

A pulseira TomTom Touch Cardio + Composição Corporal tem um preço de 109,95 euros.