São mais de 40 mil LEDs distribuídos por cerca de 100 discos interativos numa instalação que convida à participação do público. A obra chama-se The Pool e foi criada pela escultora norte-americana Jen Lewin. Arte interativa para todas as idades.
Para entrar na obra, basta pisar nos discos coloridos. Mas se preferir, pode correr, pular ou mesmo saltar por cima deles. Esta é uma escultura dinâmica em que luz e cor alteram-se constantemente consoante a interação com o público. A quantidade pessoas a interagir com a instalação assim como a forma como interagem – a variação de pressão e velocidade com que tocam nos discos – dão origem a uma variação e imprevisível de tons e de intensidade de luz.
A obra nunca toca chão. Está suspensa e encerrada numa estrutura envolta por cerca de 20 mil tiras de tecido, criada pelo Atelier de Arquitetura Likearchitects.
The Pool chega agora à Europa, tendo sido exibida no ILight Marina Bay (Singapura),Vivid Sydney (Sydney), AHA! Festival (Cleveland) e Burning Man Arts Festival (Nevada, EUA). Pode ser visitada e explorada até ao dia 9 de Novembro no Centro Comercial Colombo, integrada 4ª edição do projeto ‘A Arte Chegou ao Colombo’, uma iniciativa lançada em 2011 e que, nesse ano, contou com a parceria do Museu Coleção Berardo.