Com a ajuda destas sugestões da Google, crie as condições ideais para que as suas reuniões, aulas ou conversas por vídeo sejam mais produtivas e sem distracções desnecessárias.
Depois de sugerir algumas apps gratuitas para manter a comunicação quando estamos em isolamento, aproveito para passar estas diacas da Google para que nada interfira nas suas conversas e estas corram da melhor forma. Servem em especial para o Hangouts, mas podem der aproveitadas para as videochamadas em geral.
1.
Escolha o ambiente adequado
Para discutir assuntos complexos ou fazer um brainstorming, as videochamadas podem ser mais eficientes do que o chat ou o e-mail. As videochamadas ajudam a conhecer colegas de equipa em diferentes fusos horários. Mas quando estiver numa ligação, pense um pouco no que está à sua volta, como o pano de fundo (escolha uma parede lisa e evite janelas que ofereçam muita luz de fundo) e, caso tenha um computador portátil, coloque-o num local estável.
2.
Convide qualquer pessoa a qualquer hora
As videochamadas não precisam de ser agendadas; caso se encontre no meio de uma conversa por e-mail muito longa, poderá configurar instantaneamente uma reunião e convidar pessoas dentro ou fora da sua organização para participar. O Hangouts Meet cria automaticamente códigos de ligação internacional para que as pessoas possam ligar para determinado número (previamente fornecido) a partir de qualquer local do mundo. O utilizador também pode convidar pessoas através de um evento no Calendário, por e-mail ou por telefone.
3.
Não consegue ouvir? Adicione legendas
Caso se encontre num local barulhento e não tiver auscultadores premium, pode usar o recurso de legenda ao vivo do Meet para exibir legendas em tempo real (assim como legendas ocultas na TV). Saiba como aqui.
4.
Está a apresentar? Partilhe apenas o pretendido.
Já pensou que pode estar a partilhar o seu ecrã e, de repente, todos na ligação estão a ler o email que acaba de entrar na sua caixa do correio? Para garantir que partilha apenas o que pretende partilhar, apresente uma janela (em vez do seu ecrã completo).
5.
Seja verdadeiro
Todos nós temos uma vida fora do trabalho. Dependendo da cultura do local de trabalho, pode ser bom mostrar um pouco da vida “real” em seu redor – como deixar o seu filho acenar para a câmara ou se estiver a almoçar, caso se encontre em ligações intermináveis durante todo o dia. Mostrar um pouco da sua vida pode promover ligações mais profundas com os colegas de trabalho.