Não é qualquer robô aspirador que consegue dar conta da limpeza de uma casa onde há uma cadela em fase de mudança de pelo. O Roomba 976 foi posto à prova aqui em casa e este foi o resultado.

O olhar doce e lânguido da minha cadela esconde a sua capacidade de transformar a casa num verdadeiro caos duas vezes por ano, quando chega a altura da sua mudança de pelagem. Foi neste cenário que chegou o Roomba 976, da iRobot, para ser testado. Perfeito para que pudesse mostrar do que é capaz!

Para começar

Configurar este aspirador foi tão fácil como foi com os seus antecessores testados noutras ocasiões. É preciso baixar a aplicação iRobot HOME e ter uma rede Wi-Fi disponível. Fora isso, com um par de cliques está tudo definido e configurado. Convém lembrar que a aplicação permite iniciar uma aspiração a qualquer momento e a partir de qualquer local. E permite também agendar limpezas para datas e horas específicas.

Para dar início à primeira aspiração basta clicar no botão da aplicação ou carregar diretamente no botão ‘Clean’ do robô. Quando começa a aspirar, o percurso do Roomba 976 não segue a nossa lógica de raciocínio. Este robô aspirador segue o seu próprio esquema de limpeza. O importante é que fica tudo registado na app, onde fica assinalado o seu percurso de limpeza, para que, no caso de estarmos fora de casa, sabermos exatamente o que foi limpo.

Importante também é que o robô aspirador sabe por onde esteve e o que já limpou, especialmente quando tem de interromper o trabalho para carregar a bateria. Sim, ele vai por conta própria. E sim, cá em casa isso aconteceu algumas vezes já que havia muito que limpar. Assim, quando foi necessário, regressou à sua base e depois, com a bateria recarregada, retomou o trabalho de onde parou.

Capacidade de limpeza

O 976 não se deixa intimidar por barreiras como móveis baixos ou mesmo animais. Aspira onde muitas vezes as pessoas não conseguem chegar, entrando debaixo de todos os móveis.

O sensor de sujidade permite ao Roomba 976 identificar as zonas com maior sujidade e incidir uma limpeza mais profunda. Aqui em casa, sempre que via a Fanta (a cadela) provavelmente achava que era um monte gigante de pelos. Tentava aspirá-lo, mas ao ver que se tinha enganado, simplesmente contornava-a e seguia o seu caminho de limpeza. Como faz tudo delicadamente, a Fanta não se sentia agredida e, por isso mesmo, simplesmente não se movia.

Este robô aspirador é também capaz de ajustar-se automaticamente para a limpeza de carpetes e pisos duros. E a sua escova de cantos permite que limpe sem problemas recantos e rodapés.

O seu poder de sucção é cerca de 5 vezes maior do que o dos seus antecessores. E isso foi muito fácil de perceber aqui em casa. Tendo experimentado outras versões do Roomba, e em alguns casos na mesma altura da troca de pelagem da Fanta, notei que o seu depósito ficava cheio mais rapidamente do que o habitual.

Manutenção e outros aspetos

As escovas de borracha de dupla ação deste modelo evitam o emaranhamento de cabelos ou outros resíduos. Isto melhora a sua capacidade de limpeza e, melhor ainda, torna o processo de manutenção e limpeza do equipamento muito mais fácil. Sim, é importante limpar periodicamente o robô aspirador para que possa fazer o seu trabalho sempre nas melhores condições. E quando é altura para trocar as escovas, a app envia-nos uma notificação.

Para quem tem um robô esfregona Braava Jet m6, é possível emparelhá-lo com o 976 para que a esfregona automaticamente comece a lavar o chão assim que o Roomba termine de aspirar.

E para quem possui a Amazon Alexa ou o Google Assistent é possível controlar o Roomba por voz para que inicie ou pare a limpeza, ou ainda fazê-lo regressar à base de carga.

Para concluir

É chegada a altura de fazer um balaço da batalha. É preciso reconhecer que o 976 teve de dar duro para aspirar tantos pelos juntamente com o pó que se naturalmente se acumulava cá em casa. E eu tive de descarregar muitos depósitos, uma vez que o poder de sucção elevado fazia com que estes rapidamente ficassem cheios. Tive de ter o cuidado de tirar algumas coisas do caminho, para que o Roomba não as derrubasse ou não atrapalhassem a aspiração com fios e cabos soltos. O saldo final foi positivo e a missão foi cumprida a cada sessão de aspiração, ainda que algumas vezes fosse preciso lembrar ao 976 que não tinha entrado numa ou noutra divisão.

E para terminar fica o preço deste equipamento. O robô aspirador 976 está disponível  a partir dos 499€.