Um relógio fitness, multidesporto, com auscultadores e memória para 500 músicas. O que isso significa? Que não precisa levar mais nada para correr ou treinar. Basta escolher a playlist, estabelecer as metas de treino e arrancar. Conheça o Spark3 Music, da TomTom, e os seus auscultadores.

A liberdade é fundamental. Sair de mãos (quase) a abanar para treinar ou simplesmente para fazer uma caminhada pelo bem da saúde-nossa-de-cada-dia, é uma bênção. Esta é apenas uma das vantagens destes dois equipamentos que a TomTom juntou num kit que além do mais conta com sensor de ritmo cardíaco para que o trabalho seja mesmo bem monitorizado. Mas vamos conhecer os detalhes.

O relógio

First things first e, como sempre, começo pela estética. É o primeiro que vemos. O Spark 3 é um relógio com excelentes dimensões. Nem grande demais, nem pequeno demais. E, assim, encaixa perfeitamente tanto num pulso masculino como num feminino. Gosto também da forma como a hora e alguns detalhes são exibidos no mostrador.

A pulseira, por sua vez, é fácil de fechar e abrir. Há pelo menos quatro opções de cor (laranja, preto com laranja, vermelho, azul), qualquer delas mais divertida do que a totalmente preta que experimentei. Há também 3 tamanhos diferentes – pequeno, médio e grande – para que encaixe na perfeição no pulso do seu utilizador.

Todos os comandos são realizados a partir de um botão quadrado de grandes dimensões situado na pulseira, mesmo abaixo do mostrador. À primeira pareceu-me estranho e duro, mas com o uso a sua utilização torna-se fácil e natural.

Treino em ação

Quando pela primeira vez tive o Spark 3 nas mãos e comecei a explorá-lo, fiquei com a sensação de que era um monitor simples e, de certa forma, limitado. Uma vez mais, o uso e a pesquisa no site da marca revelou muito mais. Este é um dispositivo com muitos recursos, mas também com um bom apoio da marca para ajudar a descobrir todo o seu potencial com explicações e vídeos, assim como com a disponibilização de programas de treino para os mais variados objetivos.

Optei por utilizar o Estilo Livre, mas há vários modos disponíveis: Corrida, Ciclismo, Natação, Passadeira Rolante, Ginásio e Bicicleta Estática. Além dos sensores habituais, o Spark 3 conta ainda com um sensor de ritmo cardíaco e GPS.

O sensor de ritmo cardíaco é uma peça fundamental para um treino mais completo. Permite avaliar o esforço em tempo real e tirar partido de forma a alcançar objetivos de resistência, queima de calorias, etc, num treino mais eficaz. E realmente o trabalho torna-se muito mais interessante.

O GPS, por sua vez, permite explorar rotas alternativas de forma a fugir da rotina. Para utilizar esta modalidade é preciso primeiro ligar o relógio ao computador. Está tudo explicado no tutorial cujo link indiquei acima.

Para além dos treinos específicos, o relógio monitoriza a atividade ao longo de todo o dia. E, quer esteja a treinar ou não, o equipamento indica quando atinge metas predeterminadas como, por exemplo, quando se alcança o número de passos pretendidos ou os quilómetros que se desejava percorrer ao longo do dia. O Spark 3 monitoriza também o sono, mas confesso que estive tão entretida com o resto (e há muito para nos entreter) que esta parte ficou em segundo plano.

Além de pode ser ligado ao computador para atualizações e downloads, o Spark 3 também funciona associado a uma aplicação, que armazena dados e estatísticas dos treinos.

Os auscultadores

O Spark 3 Music está preparado para armazenar 500 músicas e reproduzi-las sem precisar de um telemóvel associado. Não é preciso levar nada mais para os treinos além dos auscultadores. E esta versão Music do Spark 3 traz os seus próprios auscultadores sem fio, os TomTom Sports com Bluetooth.

Emparelhá-los é muito simples e a utilização também. A autonomia dos auscultadores não é tão grande quanto à do relógio, mas a qualidade de som é boa. Os auscultadores possuem comando de liga/desliga, assim como para aumentar e diminuir o volume e avançar ou voltar faixas. A escolha de playlists e o modo de reprodução (normal ou shuffle) são feitas através do relógio.

Além da música, o Spark 3 transmite ao seu utilizador, através dos auscultadores, feedback auditivo com base no seu desempenho. É como um treinador ‘portátil’. À primeira assusta, depois, pode ser interessante. Para quem não gostar, é possível desligar esta orientação.

Para encerrar

Apesar de gostar da aparência desde o primeiro momento, foi preciso habituar-me à sua utilização. Este é daqueles produtos que primeiro estranha-se e depois entranha-se. Podia facilmente passar mais tempo a explorá-lo e a tirar partido do que tem a oferecer. A combinação relógio e auscultadores funciona bem e a dupla tem um preço bastante interessante: 179,99 euros.