Não há dúvidas: este é um gadget de sonho para muitos. Promete contabilizar as calorias ingeridas sem que tenhamos de inserir item a item do que comemos em cada refeição. E chama a atenção por isso mesmo.
Este é o GoBe, HealBe, um monitor em forma de pulseira com sensores que permitem medir e monitorizar inúmeros aspetos da nossa atividade diária – o ritmo cardíaco, a tensão arterial, os níveis de stress e de atividade, a qualidade do sono, os níveis de hidratação, as calorias queimadas. Mas o que mais atraiu a atenção do público e dos especialistas foi a medição das calorias ingeridas. Quem é que já não desistiu de as controlar através dos wearables por causa do trabalho que dá inserir a informação a cada refeição?
Com este wearable, as calorias são calculadas através da tecnologia Flow. De acordo com os seus criadores, os alimentos são ingeridos e passados 10 a 15 minutos o organismo começa a transformá-los em glucose, num processo que pode durar horas, dependendo do que se come. Quando os níveis de glucose aumentam, as células a absorvem e produzem água. O que a tecnologia e sensores deste equipamento fazem é analisar os tecidos e os níveis de fluido que entram e saem das células.
Alguns meios de comunicação referiram a falta de base científica. Mas num teste feito pela BBC, foram obtidos valores muito próximos dos reais. Seja como for, o produto fez um enorme sucesso na sua campanha de recolha de fundos através do Indiegogo. Em um par de meses alcançou o valor pretendido – cerca de 88 mil euros – e ultrapassou-o, arrecadando um total de quase um milhão de euros!