Desta vez chegou-me às mãos aquele que para a BQ é o seu smartphone com design mais ousado, o Aquaris X5. E aqui vamos ver se beleza é tudo neste equipamento.

Talvez a maior preocupação da BQ seja trazer para o mercado produtos que primem pela melhor relação qualidade-preço. E tem-no feito com competência. Mas com seu Aquaris X5, a empresa espanhola quis ir um pouco mais além. Apostou no design, com um dispositivo com acabamento metalizado à toda volta e no logotipo. E, como era de se esperar, o que me foi dado a experimentar foi o Rose Gold.

 

À PRIMEIRA VISTA

E é por aí que começo. O rosa a puxar para o dourado ou o ouro em tom rosado é a cor do momento no que diz respeito aos equipamentos pensados para as mulheres. E para quem não gosta de rosa, como eu, tenho a dizer que bendito seja quem elevou este tom a nível de tendência. Sim, gosto de dourado. E sim, quando este ganha um tom rosado fica especialmente apetecível. E quando se torna uma espécie de apontamento de estilo num smartphone branco, parece-me muito bem. A aposta foi positiva. A estética agrada e é, talvez, o ponto mais forte deste equipamento.

O Aquaris X5 pesa 148 g e tem 7,5 mm de espessura. E conta com 3 combinações de cor e acabamento: branco com metal rosa dourado (rose gold), branco com metal prateado (silver) e preto com metal cinzento (anthracite grey). Em qualquer das opções, a parte traseira do dispositivo é em plástico mate.

aquaris-x5-cores

EM AÇÃO

Este é um equipamento de gama média, com um preço de 239,90 euros. E, dentro desta gama, conta com um processador (Qualcomm Snapdragon 412 Quad Core a 1,4 GHz) que lhe permite uma boa agilidade, e um ecrã HD de 5 polegadas com tecnologia Quantum Color, que realmente realça as cores. A bateria – LiPo de 2900 mAh – foi outra aposta confessa da marca e talvez por isso se destaque com uma excelente autonomia: cerca de dois dias para quem o usa q.b. e pouco mais que um dia para um uso mais intenso.

Apesar de contar com um sensor Sony IMX214 e ser de 13 Mpx, a câmara principal talvez seja o ponto menos positivos deste smartphone, sobretudo em situações de fracas condições de luminosidade. A câmara frontal é de 5 Mpx com flash. E ambas são capazes de gravar vídeos em Full HD.

 

E MAIS

O Aquaris X5 tem duas opções de sistema operativo (ambos com o mesmo preço final): Android (5.1 Lollipop) e Cyanogen (um sistema operativo baseado no Android que possibilita personalizar ao máximo a experiência de utilização e as opções de privacidade e segurança). O que experimentei era Android, com 16GB de espaço e 2GB de memória RAM. Há uma versão com 32GB de armazenamento e 3GB de memória RAM (por 269 euros).

Este dispositivo possui ainda ranhura Dual SIM e outra para cartão armazenamento microSD.

 

PARA TERMINAR

Ao preocupar-se com a estética do seu Aquaris X5, a BQ não descurou dos demais aspetos do dispositivo, situando-o entre os melhores da sua gama.