O que é que nós queremos? Telemóveis fantásticos! E como é que devem ser? Bonitos, eficientes e baratos! Experimentei o Aquaris U Plus, da BQ. Foi desenhado para dar resposta a esses anseios. Ora vejamos...
A marca é espanhola e tem Portugal como o seu segundo mercado mais importante. Os portugueses, por sua vez, começam a reconhecer a BQ como uma marca não só fiável como com boa relação qualidade preço. E para mostrar consistência no seu percurso, a BQ lançou recentemente a gama Aquaris U justamente com o objetivo de trazer para o mercado novos equipamentos com boa qualidade e preço super acessível. “Para todos. Para tudo”, descrevem. Experimentei o modelo mais completo desta gama, o Aquaris U Plus, que está disponível em 2 variantes: com 16GB de armazenamento e 2GB de memória RAM (209 euros) e com 32GB e 3GB (249 euros). Testei o segundo.
Para começar
Este é o primeiro modelo em que a BQ utiliza metal – alumínio anodizado – na parte traseira. Uma mais-valia, que lhe dá um excelente aspeto assim como o faz agradável ao toque. As arestas arredondadas, por sua vez, ajudam ao melhor encaixe na mão. Este é um smartphone com 5 polegadas e 142 g de peso.
Dos três modelos que compõem a gama, este é o único com leitor de impressão digital. Sensível e eficiente, pode ler até 5 impressões digitais não só desbloqueiam o telefone como podem ser utilizadas para autorizar compras e dar acesso a aplicações.
A ranhura lateral permite encaixar um cartão SIM e um cartão de memória ou dois cartões SIM.
Em ação
O Aquaris U Plus tem um bom desempenho nas tarefas quotidianas. Conta com um processador Qualcomm Snapdragon 430 Octa Core 1.4 GHz que lhe dá agilidade em praticamente a todos os níveis. Só mesmo quando sobrecarregado, a operar aplicações/jogos complexos, é que às vezes torna-se menos dinâmico.
Possui uma boa imagem, com resolução HD de 720×1280, e uma excelente autonomia com uma bateria LiPo de 3080 mAh. Um dos aspetos menos positivo é que, para reduzir custos, o equipamento não traz carregador, apenas um cabo USB.
Fotografia
Este modelo traz uma câmara traseira de 16 MP e uma frontal de 5 MP. É possível escolher entre usá-la em automático ou em modo manual. E as fotografias podem ser guarda-as em formato RAW para que possam ser trabalhadas depois.
Para as selfies, a câmara disponibiliza o ‘Selfie Indicator’, que ajuda a direcionar o olhar para obter uma melhor fotografia. A câmara dispõe ainda de modo Panorâmico para as fotos e Timelapse para os vídeos.
Para encerrar
A nível de funcionalidades destaco duas que atraíram o meu interesse. A possibilidade de personalizar as notificações ao escolher a cor do LED e a intermitência para cada aplicação. Gosto também da possibilidade de poder programar horas para o smartphone desligar-se e ligar-se novamente de forma automática. Esta não é uma novidade, mas dá jeito e ajuda a ‘desconectamo-nos’ pelo menos quando estamos na cama.
Os Aquaris U têm preços extremamente acessíveis, mesmo quando se trata do modelo superior da gama. A custar entre os 209 e os 249 euros, o Aquaris U Plus, tem muito a oferecer. E comprova que a BQ continua a cumprir os seus objetivos de proporcionar qualidade a baixo preço.