Sim, feminino. Mas um topo de gama, com tudo o que isto traz de bom. Afinal, longe vai o tempo em que as mulheres queriam apenas um telemóvel básico, “para fazer chamadas, que é o que interessa”. A Huawei percebeu isso e decidiu dar ao smartphone mais poderoso da sua gama um toque rosa-ouro. E aqui temos o Huawei Mate S Pink! Ai se a minha avó me visse agora…!

É verdade, a minha avó deve estar a rir-se onde quer que se encontre. Ela bem dizia: “Dobre a língua antes de falar demais”. E se tem uma coisa que eu sempre disse, é que a tecnologia não precisa ser cor-de-rosa para interessar às mulheres e muito menos a mim… Mas se for rosa de um tom sofisticado como o ouro rosa, se se traduzir num produto superfino, levíssimo e extremamente eficiente, pouco posso fazer senão render-me. Mas vamos ao que interessa, ou seja, às capacidades concretas do produto.

A PRIMEIRA IMPRESSÃO

Acho que vou morrer a dizer isso: ninguém faz embalagens como a Huawei! E a deste Mate S Pink não envergonha a marca. É muito simples, mas muito sofisticada.

Mas o produto é o que nos interessa, portanto, já com o smartphone nas mãos, confirmo o que disse acima: tem um toque agradável, é extremamente fino e muito leve (5,5 polegadas de comprimento, 7,2 mm de espessura e a pesar 156 gr). O tom é delicado, os acabamentos premium, e uma tampa traseira discretamente curvada para melhorar a ergonomia, ou seja, para adaptar-se melhor às nossas mãos.

O Huawei Mate S Pink traz de origem uns auriculares com cancelamento de ruído (e design interessante) e uma capa com tampa. Confesso que sempre quis experimentar uma capa destas, mas a verdade é que ela tira toda a graça do equipamento: esconde a sua cor especial (ainda que tenha um tom similar) e não deixa que sintamos o toque do metal… e eu adoro este toque! Assim, rapidamente deixei de lado a capa, para utilizá-lo como saiu da fábrica.

AS FUNCIONALIDADES

Entre as novidades que este smartphone traz que mais chamam a atenção está o leitor de impressões digitais. É rápido, fácil de utilizar e não serve apenas para desbloquear o telemóvel. Permite atender chamadas, ver as notificações, disparar a câmara para as selfies e procurar fotografias.

O Mate S Pink traz também a tecnologia Knuckle Control 2.0, novidade que surgiu com o Huawei P8, ma agora com mais uma funcionalidade. Para além de permitir selecionar e copiar algo que esteja no ecrã, a parte de um documento, por exemplo, ou um aspeto de uma fotografia, esta tecnologia permite agora ir rapidamente a determinadas funcionalidades, como um atalho. Basta, por exemplo, com o nó do dedo fazer a letra ‘C’ no ecrã, e a câmara fotográfica abre imediatamente. E outras letras remetem imediatamente para outras funcionalidades.

A câmara do Mate S está também melhorada, com 13 megapixéis na traseira e 8 megapixéis na frente, conta com flash para selfies, sensor preparado para fotografar em ambientes de pouca luz, e modo profissional, que permite controlar manualmente a forma como vai fotografar.

E MAIS

De acordo com a Huawei, o desempenho da bateria foi melhorado para que dure ainda mais. Como ‘heavy user’ que sou, confesso que este talvez tenha sido o ponto menos conseguido deste dispositivo. E, talvez, o seu preço: € 699,90 (nas lojas do mercado livre). Mesmo assim, é um equipamento premium e está a altura. E mais: fez-me ver a cor rosa com outros olhos!