Pedalar é bom. Há cada vez mais pessoas a usar a bicicleta como transporte regular, assim como a usá-la nos momentos de lazer ou mesmo de exercício. E se a própria bicicleta fizesse o trabalho de monitorizar a forma como é usada, ou seja, medisse as distâncias percorridas, as velocidades alcançadas, os caminhos percorridos e até as calorias consumidas ao longo de cada trajeto? Pois é exatamente o que faz este novo pedal!
Este é Connected Cycle, o pedal criado pela empresa que leva o mesmo nome, apresentado na CES 2015, que faz tudo isso. E mais: como tem um sensor de movimentos interno, cada vez que alguém sacode a bicicleta ou faz com que se mexa de forma suspeita, o pedal envia notificações ao telemóvel a indicar que podem estar a tentar roubá-la. Como todos os pontos por onde passa ficam registados na aplicação que funciona em associação ao equipamento, descobrir para onde foi levada é fácil.
Feito em alumínio e com design de linhas simples e elegantes, o pedal trabalha de forma autónoma e funciona em qualquer parte do mundo. E melhor: não precisa ser recarregado pois gera a sua própria energia. E usa a sua própria Internet. Para completar: o pedal só pode ser removido com a chave especial codificada do proprietário.