O S9 é o mais recente membro da família Galaxy, da Samsung, e tive-o em mãos para conhecê-lo melhor. Se tem um fraco por topos de gama aqui estão os principais destaques deste smartphone.

Há um par de meses chegaram ao mercado as duas novidades da Samsung: o Galaxy S9 e o S9 Plus. Experimentei o S9. Vamos a isso!

 

Para começar

Como o seu antecessor, este é um equipamento de design elegante e acabamentos superiores. Uma das características mais marcantes são as suas arestas arredondadas e traseira também em vidro. Ergonomica e esteticamente as arestas curvas têm um efeito positivo. O vidro, por sua vez, ainda que dê um toque de elegância e seja agradável ao toque preocupa uma utilizadora desastrada como eu. Temo que a estética teria os seus dias contados se o tivesse por mais tempo do que o tive nas mãos.

Neste primeiro momento deparamo-nos com um dos aspetos mais positivos do equipamento o seu ecrã e a sua imagem impecável, com cores vibrantes, definição superior e excelente visibilidade mesmo quando visto nos mais variados ângulos.

O S9 traz como novidade o som estéreo, com saída de áudio nas extremidades superior e inferior do equipamento. A qualidade é superior e, aliado à definição de imagem superior, torna a visualização de vídeos, filmes e jogos excelente.

E já que estamos a falar sobre áudio, o S9 tem entrada jack de 3,5mm para headphones e auriculares.

Samsung Galaxy S9

Fotografia: Dominar a luz

Uma das diferenças do Galaxy S9 para o S9+ é que o segundo possui uma câmara dupla. Assim, o que experimentei contava com uma câmara única mas certamente de grande qualidade. Um dos aspetos mais interessantes desta câmara (presente também no S9+) é a sua capacidade de ajustar a entrada de luz consoante a luminosidade no momento da fotografia. Isto assegura boas fotos mesmo com excesso de luz ou baixa luminosidade.

A funcionalidade de super câmara lenta é um dos destaques feitos pela marca. É capaz de produzir imagens muito interessantes, no entanto, é preciso persistência para obter resultados, seja em modo de deteção automática de movimento ou acionada manualmente. E o facto de gravar apenas alguns poucos segundos também desanima. Mas quando tudo corre pelo melhor lá conseguimos poesia ou uns momentos giros. Mais fácil é a edição e partilha destes (e de outros) vídeos e a possibilidade de lhes acrescentar música sem fazer grandes esforços.

O S9 tem a capacidade de criar emojis personalizados. Ou seja, transformar-nos em personagens que expressam variados estados de espírito, a partir da nossa leitura fácil. É uma graça, divertida, mas que não passa muito disso.

Samsung Galaxy S9 | Emojis RA

 

Agilidade e rapidez

Na utilização do dia-a-dia, o S9 mostrou-se ágil a responder rapidamente à passagem de uma aplicação para a outra e a utilização em geral. A performance na Internet foi igualmente positiva.

Em termos de segurança, este smartphone conta com leitor de impressão digital nas traseiras, bem como leitor facial e de íris, duas boas e interessantes alternativas, de fácil configuração e resultado eficaz.

O S9 possui uma bateria 3000mAh, ligeiramente inferior à do S9+, de carregamento rápido e com boa autonomia. O dispositivo possui entrada para cartão Micro SD (até um máximo de 400GB) e conta também com Bluetooth 5.0 e porta USB – tipo C.

O Samsung Galaxy S9 está disponível nas cores Cinzento Titânio, Dourado Amanhecer, Rosa Púrpura, Azul Topázio e Preto Meia-Noite. E o preço é de 869,90.

Samsung Galaxy S9 | Leitor de Iris