Se se preocupa com a sua segurança e privacidade na Internet mas nem sabe por onde começar, deixe que lhe dê uma mãozinha. Talvez o melhor seja começar pelo que já é quase da família, que nos acompanha de manhã à noite, por onde quer que andemos na Internet: a Google. Vamos ver aqui o que fazem pela segurança dos seus utilizadores e o que disponibilizam para possamos navegar da forma mais segura possível.

A nossa segurança quando estamos online deve passar, antes de tudo, pelas nossas mãos. Devemos tentar minimizar os riscos e para isso há alguns passos simples que podemos fazer para nos proteger (e à nossa família). Escolher por onde andamos e quem nos acompanha é fundamental.

A Google está por todo o lado e atravessa as nossas vidas a nível pessoal e profissional. Talvez por isso tenha querido revelar um pouco dos seus bastidores com algumas bloggers portuguesas, através da sua Senior Engineering Program Manager, Security & Privacy, Caitlin Pantos. Privacidade e segurança foi o tema e aqui estão 10 aspectos que realmente podem fazer a diferença para estar online com segurança.

1. Encriptação dos dados

A encriptação está disponível nos serviços mais populares da Google, incluindo Pesquisa, Mapas e YouTube em muitos países. A encriptação da informação proporciona um nível adicional de segurança e privacidade nos serviços. Significa que a sua informação está mais segura quando viaja entre o seu dispositivo e a Google. O Gmail por exemplo tem encriptação desde 2008 tendo sido o primeiro serviço de e-mail a disponibilizá-lo.

2. Navegação Segura

Esta tecnologia examina diariamente muitos mil milhões de URLs à procura de sites que não sejam seguros. Diariamente a Google encontra milhares de novos sites inseguros, muitos deles são legítimos mas  estão comprometidos. Sempre que detectam sites inseguros exibem alertas no motor de pesquisa no browsers de Internet. Se detectam que uma pessoa não autorizada está a tentar aceder às contas dos utilizadores apresentam-lhe um desafio de login para verificar a sua identidade.

3. Segurança da conta

Aproximadamente mil milhões de pessoas utilizam a navegação segura da Google, que mostra alertas aos utilizadores do Google Chrome, Mozilla, Firefox e Apple Safari sempre que tentam navegar em sites que possam apropriar-se da sua informação pessoal ou instalar software destinado a tomar o controlo dos seus computadores.

4. Revisão e Análise das Apps

Os sistemas de análise de risco, deteção de segurança e a equipa interna de especialistas analisam vários sinais para garantir que as aplicações são seguras e cumprem as políticas da Google. Este gigante da Internet conta com uma equipa de mais de 700 de especialistas de excelência em segurança e privacidade – uma das maiores da indústria.

5. Alerta de palavra passe

Sempre que introduzir a palavra passe da sua conta Google em qualquer site que não seja Google receberá um alerta para alterar essa palavra passe caso seja necessário.

6. Gestor de palavras passe do Chrome

O Chrome pode, se o utilizador quiser, memorizar as palavras passe de diferentes sites, para que possa ter várias, uma para cada site, como avisam os especialistas em segurança. Quando inicia sessão num site, o Chrome pergunta se pretende guardar as informações da sua conta para o mesmo. Tendo a sessão iniciada no Chrome pode utilizar as suas palavras passe em diferentes dispositivos.

7. Autenticação em dois passos

É uma forma eficaz de realmente proteger os dispositivos que usa. Uma segurança mais forte para a sua conta Google e que a protege com a palavra passe e com o telemóvel. Sempre que iniciar uma sessão no Google terá de introduzir o nome de utilizador e a palavra passe como habitualmente. Só que depois, é-lhe solicitado um código que é enviado em simultâneo para o seu telemóvel através de SMS.

Uma vez iniciada a sessão, pode optar então por não utilizar novamente a confirmação em dois passos nesse computador em particular. A partir daí, quando iniciar sessão nesse computador, só lhe é solicitada a sua palavra-passe. Porém, sempre que você ou outra pessoa tentar iniciar sessão na sua conta a partir de outro computador, volta a ser necessária a confirmação em dois passos: palavra passe e código que é enviado para o seu telemóvel. Vá aqui para configurar a autenticação em dois passos.

8. A minha conta Google

A minha conta Google é um local onde qualquer utilizador pode, de forma simples e rápida, aceder, controlar e gerir as definições e ferramentas que permitem a qualquer um salvaguardar os seus dados, proteger a sua privacidade e decidir de que forma as suas informações podem fazer com que os serviços Google funcionem melhor para si. Vale a pena visitar para controlar de perto o grau de segurança da sua navegação.

9. Exportar ou descarregar a sua informação

Sabia que qualquer utilizador pode exportar e descarregar a informação que está nos produtos que usa na Google como o e-mail, calendário e fotos por exemplo? Em poucos passos e acessível através da opção a minha conta, um utilizador pode criar um arquivo e guardar a sua informação, simplesmente utilizá-los noutro serviço ou simplesmente apagar para sempre a sua conta Google.

10. Gestor de dispositivos Android

Localize o seu telemóvel caso o perca ou seja roubado. Com esta opção – também disponível na minha conta – é possível a qualquer utilizador de Android localizar, ligar, bloquear ou apagar o conteúdo do seu dispositivo.