Esta é Julia 'Juliano' Kiran, a primeira gamer patrocinada pela HP. Ao apoiar as mulheres no eSport a HP reforça o seu papel neste cenário tão masculino e até misógino das competições de gaming. Well done!

Mas que ninguém pense que isso é um favorzinho. A rapariga é um ás do rato e do teclado, e vale cada euro que lhe foi investido. Julia é sueca e tem 24 anos.É uma das principais jogadoras do mundo de CS: GO, ou seja Counter-Strike: Global Offensive, um jogo de tiro em primeira pessoa. Julia é também líder da Team Secret, equipa que alcançou recentemente o primeiro lugar no Electronic Sports World Championship, na Paris Games Week.

O eSport é uma modalidade desportiva que cresce a olhos vistos. Enche estádios e move multidões. Eu era capaz de apostar que não está muito longe o dia em que irá suplantar o futebol. Ainda que seja um desporto que não depende da capacidade física dos seus praticantes, tem sido difícil pôr homens e mulheres frente a frente para disputar os principais títulos. Julia Kira, Stephanie Harvey, e outras jogadoras de destaque valem ainda mais do que são capazes, pois além de serem boas a jogar ainda digerem como ninguém uma carga pesada de artilharia misógina: são ridicularizadas, ofendidas e ameaçadas. Insultos extremamente gráficos de cariz sexual que dificilmente aguentaríamos. Mas elas não desistem e estão determinadas a criar espaço para as mulheres no eSport.

Por tudo isso, é bom saber que uma grande empresa aposta nestes talentos. Reconhecem as competências de Julia, que superam as de muitos dos profissionais do sexo masculino, e que lhe permitiram ganhar inúmeras competições e desenvolver uma vasta base de fãs nas redes sociais e no Twitch, tanto no seu país de origem, a Suécia, como em todo o mundo.

Julia e o sistema Omen X

Para lançar esta parceira, Julia encontrou-se com fãs no stand Omen by HP (B2) no Intel Extreme Masters, que decorreu recentemente em Katowice, na Polónia. Vários jogadores tiveram a possibilidade de competir contra ela ao vivo no stand.

“Estou entusiasmada por ser a primeira jogadora de eSports do sexo feminino a trabalhar com a HP e espero ser uma embaixadora dos produtos de gaming  OMEN by HP”, afirmou a Julia. “Ao apoiar-me, a HP está a ajudar a reinventar e a expandir a definição de um jogador de eSports, mostrando que é normal ser diferente e os jogadores podem ser de diferentes origens. Alguns dos comentários que recebo on-line mostraram-me que a ideia de muitas pessoas sobre o que faz um grande jogador pode estar muito desatualizada, e que precisa ser desafiada publicamente”.

A relação entre a HP e a Julia reforça o compromisso da empresa em disponibilizar produtos de tecnologia de ponta e de alto desempenho para gaming, em parceria com os melhores jogadores do mundo de eSports.

“Estamos muito entusiasmados com este novo patrocínio. A Julia é atualmente uma das melhores jogadoras de eSports do mundo, e ela representa a natureza do que significa ser um jogador”, afirma Caroline Llahona, Diretora de Marketing de Consumo, Sistemas Pessoais, HP EMEA. “Os produtos de gaming OMEN by HP representam o esforçar-se para ser o melhor, elevar o desempenho ao máximo e estar no topo do nosso jogo, tal como a Julia. É fantástico trabalhar com ela para avançar em algumas das questões que afetam os varios tipos de jogadores lá fora. Haverá mais novidades em breve, estejam atentos.”

Ao lançar esta parceria na Intel Extreme Masters, Julia apresentou um sistema Omen X branco totalmente personalizado.