Parece incrível, mal comecei a descuidar da minha atividade física e surgiu-me logo a proposta de experimentar mais uma pulseira de fitness: a Nike+ Fuelband SE, feita pela loja online Orange! É claro que aceitei sem pestanejar.
Sempre quis experimentar um destes equipamentos da Nike. Há anos que a marca se dedica a monitorizar treinos e queria ver como fazia. Lembro-me quando, há quase 10 anos, surgiu no mercado com o ‘Nike+iPod sports kit’, ou seja, uma forma de avaliar o treino através dos ténis e do iPod. Era uma ideia incrível e inovadora.
Para começar
Com um design apelativo, a pulseira passou a primeiro etapa. Não só encaixa perfeitamente com o que vestimos no dia-a-dia como com o que usamos nas alturas de treino. É leve, ergonómica e discreta. Convém referir que está disponível em três tamanhos e quatro cores – laranja, verde, cor-de-rosa e preto –, e que possui uma bateria recarregável com uma longa duração.
Ligá-la ao computador foi também fácil. O complicado foi conectá-la ao smartphone. Isso porque a app foi pensada para o sistema iOS e, apesar de já estar disponível para Android, está apenas para alguns equipamentos. E o meu não era um deles. Ultrapassado este obstáculo, o emparelhamento é muito fácil e nem requer a intervenção do utilizador.
Na prática
Com esta pulseira é possível estabelecer metas e ela tenta fazer com que não falhemos com os nossos objetivos. Ela mede o número de passos que damos, as calorias que queimamos e o nosso ‘fuel’ (que nunca cheguei a perceber bem o que era). Ainda que não tenha um mostrador como um relógio, tem um mostrador básico, que só damos conta de que existe quando se ilumina. E praticamente só se ilumina quando o tocamos. Este mostrador transmite-nos as informações em relação ao que já fizemos até ao momento, assim como nos dá as horas. De vez em quando, quando estamos demasiado tempo parados e principalmente quando estamos longe de atingir os nossos objetivos, o mostrador acende-se e uma breve frase começa a circular: “Go, Mariza”. Confesso que sensibilizou-me e, por vezes, até tentei corresponder. É um estímulo válido.
A app que funciona associada à pulseira, assim como o programa que instalamos no computador, tem funcionalidades interessantes. É o caso das ‘sessions’, que são as atividades específicas que fazemos – correr, caminhar, jogar basket, etc. –, e que podem ser cronometradas. Nestas sessões, podemos acrescentar a participação de amigos e podemos também ter a certeza de que vamos contar com alertas animadores para que sigamos em frente. Há ainda a opção de utilizar a pulseira em associação a outras aplicações de treino, de saúde e de alimentação. Uma forma de ampliar horizontes.
O espírito desta pulseira assemelha-se ao de um jogo. E cada vez que fazemos o que nos propomos ou, ainda melhor, nos superamos, recebemos prémios, conquistamos dígitos e desbloqueamos etapas. Há muitas opções neste capítulo e pode realmente funcionar como incentivo para manter a boa forma e querer ir mais além.
Para encerrar
Vejo a Nike+ Fuelband SE como uma pulseira mais voltada para quem tem uma vida ativa e pratica com regularidade atividades físicas, mesmo que seja variada. E melhor ainda se o utilizador o faz com companhia que também tenha uma pulseira igual.
Para quem tem um ritmo mais brando, tem uma atividade física menos formal e quer principalmente cuidar da saúde como um todo, sentirá a falta de aspetos como a monitorização do sono e a medição do ritmo cardíaco, por exemplo.
Se esta pulseira serviria para mim? Houve uma altura na minha vida em que tinha uma prática desportiva diária e sonhava com um equipamento destes (que não existia, claro). Nos dias que correm talvez não conseguiria tirar partido de muitas funcionalidades, mas, por outro lado, talvez me fizesse ser mais ‘agressiva’ no que diz respeito à minha atividade física. E você, vê-se com um equipamento destes?