Acaba de chegar às lojas. É maior do que um smartphone normal, mas cabe perfeitamente na mão, leve e fácil de manusear. E melhor, é grande o suficiente para utilizarmos funcionalidades que não dão jeito nenhum usar num smartphone, mas cabe na carteira sem causar transtornos. Qualquer phablet encaixar-se-ia perfeitamente nesta descrição. Mas os seus fabricantes preferem passar destas novas categorias. Dizem apenas que é um Note… O novo Galaxy Note 4, da Samsung.
Esta é a quarta versão do Note desde o seu lançamento, em 2011. E se naquela altura havia dúvidas quanto o interesse em relação a estas dimensões entre o smartphone e o table, hoje a marca não tem dúvidas que esta é uma aposta de sucesso, que, para além dos seus utilizadores fieis, desperta o interesse crescente do público.
A ideia é que este produto seja a versão mais que moderna da tradicional dupla caneta e bloco de papel. E, portanto, uma das grandes apostas da Samsung é no refinamento da caneta S Pen, tornando-a mais sensível e capaz de realizar ainda mais funções. A nova S Pen funciona como um rato. Permite a utilização de várias janelas ao mesmo tempo, assim como é capaz de com um simples gesto selecionar partes de imagens e de textos, copiá-las e colá-las onde for preciso.
Como caneta que é permite-nos escrever com a mesma perfeição que escrevemos no papel e agora traz a opção de tinta permanente e de caligrafia. Neste momento, os canhotos deste mundo (como eu) devem a estar a dar grandes vivas. Ao experimentar o Note 4 consegui pela primeira vez escrever com uma caneta de tinta permanente sem fazer grandes borrões no papel.
Além de digitar e escrever, o equipamento conta com a funcionalidade Snap Note, que permite tirar uma fotografia de notas num papel ou num quadro numa sala de aula e depois converter os elementos da foto para uma S Note.
O ecrã é Super AMOLED Quad HD (2560×1440) de 5,7” e a câmara traseira é de 16 MP com Estabilizador Ótico de Imagem que corrige os movimentos das mãos na altura em que o utilizador tira a fotografia, e que alarga automaticamente o tempo de exposição em ambientes mais escuros. Para o grande problema de baterias que a maior parte dos utilizadores de smartphones e tablets enfrentam, o equipamento responde com a funcionalidade Fast Charging (carga rápida) e ao Modo Super Poupança de Energia.
O Galaxy Note 4 possui Leitor de Impressão Digital otimizado para uma ainda maior segurança dos dados pessoais. E está disponível nas cores “Charcoal Black” (preto carvão). “Bronze Gold” (dourado) e “Frost White” (branco gelo).