Aqui está uma novidade para monitorizar a exposição ao Sol e aos raios UV. Um wearable que mais parece aquelas tatuagens temporárias que vêm nos rebuçados infantis. Mas não é uma brincadeira! É uma inovação concebida pela L’Oréal e pretende ser mais uma ferramenta para evitar o cancro de pele associado à exposição aos raios Ultra-Violeta.

Chama-se My UV Patch e está associado à marca de cuidados dermatológicos do grupo L’Oréal, a La Roche-Posay. A ideia era criar um dispositivo leve e discreto, que fosse extremamente confortável utilizar. Este é, assim, o primeiro monitor flexível em forma de adesivo do mercado para ser colado à pele. Mede cerca de 2,5 centímetros quadrados e é mais fino do que um fio de cabelo. Este patch contém corantes fotossensíveis que, com base no tom de pele do seu utilizador, mudam de cor quando expostos aos raios UV para indicar diferentes níveis de exposição aos raios UV.

loreal-my-uv-patch-0016-932x621

Com a ajuda de uma aplicação, numa primeira fase, o utilizador poderá fotografar o monitor para que este analise a variação dos corantes de forma a determinar a quantidade de exposição à radiação solar. Mas tudo está a ser feito para que em breve não seja necessário fotografar o monitor, e que este seja capaz de comunicar diretamente com a aplicação. A app estará disponível para iOS e Android, e o patch tem tecnologia NFC incorporada.

Esta é uma parceria com a MC10 e a PHC, especialistas a nível tecnológico. O produto deve chegar ao mercado ainda este ano.

picture_photo_90c1e5