Quando uma marca diz que o seu smartphone, a sua câmara ou outros produtos estão dotados de tecnologia NFC, o que quer dizer? Quer dizer que os produtos em questão são capazes de estabelecer comunicação com outros equipamentos compatíveis sem precisar de fios, de emparelhamentos, senhas, cliques ou qualquer ação. A proximidade é o único pré-requisito para estabelecer a conexão.

NFC é a abreviatura de Near Field Communication. Ou seja, comunicação por proximidade. E por proximidade entenda-se uma distância mesmo curta, que não ultrapasse os 10 cm. Esta comunicação é feita através de radiofrequência e, acima de tudo, permite conexões fáceis e seguras, transações rápidas e partilha simplificada de informação.

Qualquer tipo de produto pode levar um chip NFC. Mesmo aqueles que não recebem alimentação elétrica direta, como cartões, embalagens e cartazes. A utilização é alargada e, poderia dizer, surpreendente.

Eis alguns dos usos da tecnologia NFC já estabelecidos:

Chaves de carros – Aquelas que em geral têm a forma de um cartão e precisam apenas estar ao pé do veículo para destrancar as portas ou permitir que funcione, sem ter de ser inserida na ignição.

Pagamentos – Já existem sistemas que permitem o pagamento através de NFC utilizando um telemóvel para estabelecer a ligação. Seja para substituir os bilhetes no metro ou pagar estacionamentos, por exemplo, como também para fazer compras sem a necessidade de dinheiro ou cartão, apenas do telemóvel. Já existem também máquinas de venda de produtos alimentares em que basta aproximar o telemóvel para pagar o produto desejado.

Leitura de cartões – Se trabalha numa grande empresa provavelmente precisa de identificação para entrar. E provavelmente basta aproximá-lo do leitor, sem precisar de o inserir ou passar por um leitor de banda magnética. Se assim for, é por que provavelmente está sendo usada a tecnologia NFC.

Troca de arquivos – Documentos, imagens, vídeos podem ser trocados apenas por proximidade entre smartphones ou mesmo para que promotores de entretenimento, como cinemas e publicidade permitam que os seu público tenha acesso a traillers, música e outras animações complementares aos anúncios.

Com a tecnologia NFC o telemóvel, por exemplo, a compra pode ser feita apenas a aproximar o cartão do terminal de pgamento.