É quase como se o meu laptop encolhesse e se transformasse num smartphone. Talvez seja esta a principal sensação que tive ao experimentar o Microsoft Lumia 550, o mais económico dos 3 lançamentos da gama Lumia apresentados no fim de 2015. Mas vamos aos pormenores.

O PRINCIPAL

Esta é a primeira vez que testo um smartphone com sistema operativo (SO) Windows. E para qualquer mortal, mudar de SO implica um período de adaptação. É preciso ter isso em mente quando se decide enfrentar a mudança, seja de iOS para Android, de Android para Windows, e assim por diante. Mas aqui há um ‘twist’ curioso. Para quem usa um PC no dia-a-dia, a adaptação ao Windows no telemóvel parece mais fácil, afinal, a lógica é a mesma.

E assim sendo, passada alguma resistência natural à mudança, cheguei à conclusão que o melhor que o Lumia 550 me tinha a oferecer era ser um bom complemento para o meu portátil. Como os seus irmãos de gama – o 950 e o 950 XL – o Lumia 550 traz o Windows 10, funciona muito bem com as ferramentas Office, e permite que mudemos de dispositivo – computador, tablet, smartphone – e continuemos o nosso trabalho sem dramas ou ‘pens’.

Tendo como base os mesmos princípios que usamos no computador, interagi com o equipamento. Facilmente configurei o ecrã de abertura com as funcionalidades que me interessavam (como se pode ver o vídeo) e explorei as demais opções.

Lumia-550-hero-jpg

VALOR ACRESCENTADO

Ser o modelo mais económico da gama – preço recomendado de 139,90 euros – não implica que este seja um equipamento fraco. Pode não contar com certos luxos, mas possui um ótimo ecrã de alta definição de 4.7”, com imagem clara e muito bem definida; um processador Qualcomm Snapdragon 210 Quad-core 1.1GHz, que permite uma boa velocidade na utilização das funcionalidades, e uma bateria removível de 2100 mAh com autonomia de 14 horas de conversação (3G) ou 17h (4G). Detalhe: com uma bateria removível é essencial ser fácil de abrir, e foi! Nem uma unha partida ou lascada! (ver vídeo)

As câmaras fotográficas não são surpreendentes. Têm 5 MP (principal) e 2 MP (secundária), mas contam com uma particularidade agradável: um zoom que ajustamos apenas a deslizar o dedo sobre o ecrã (ver vídeo).

Talvez o aspeto menos positivo do equipamento seja uma característica comum a todos os dispositivos com este sistema operativo. É o fato de não contar com tantas apps ao alcance do seu utilizador como acontece com aqueles que utilizam smartphones com sistema operativo Android ou iOS.

PARA REMATAR

Este é um telemóvel com boa relação qualidade preço, para quem procura um equipamento que faça o essencial e qualquer coisa mais. Não é para jogadores inveterados ou grandes utilizadores de aplicações, mas servem bem a quem precise usar o smartphone como ferramenta de trabalho.

ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS

  • Ecrã – De 4.7” com 720×1080 pixels
  • Processador – Qualcomm Snapdragon 219 Quad-Core 1Ghz
  • Câmaras – 5 Megapixels com LED Flash (principal) e 2 Megapixels (secundária)
  • Memória RAM – 1 GB
  • Armazenamento interno – 8 GB de + microSD de até 200 GB
  • Bateria – 2100 mAh