Existe um cantinho na sala da minha casa que é o mais disputado de todos. Não é por ter uma luz natural fantástica ou um sofá aconchegante. É pura e simplesmente porque ali conseguimos apanhar o sinal Wi-Fi com a qualidade, ou melhor, algum sinal Wi-Fi. E isso torna difícil encontrar lugar no cantinho! Mas o produto que acabei de testar tem o que é preciso para resolver este problema.

Mais de 60% da área total da minha casa estava sem acesso ao sinal da rede Wi-Fi. Pelo tipo de construção mas, sobretudo, por ter mais de um andar (o sinal Wi-Fi propaga-se na horizontal). Assim, as queixas eram muitas e a disputa pelo cantinho premium já cansava. E eu estava céptica em optar por um repetidor de sinal. Quando me foi proposto experimentar o kit dLAN 1200+ WiFi ac, da devolo, fi-lo com conhecimento de causa, muita curiosidade e algum medo. Parecia demasiado complicado. Era um produto de nome estranho a fazer coisas que a grande maioria não faz ideia do que seja. Assim, o melhor é começar por aí, a explicar o princípio básico do produto. Este adaptador Powerline Gigabit utiliza os fios da rede elétrica de casa para levar a Internet a alta velocidade para todas as divisões.

 

Mas como é que isso se faz?

A caixa traz o que é preciso para instalar o sistema: os dois adaptadores e um cabo para ligar o modem a adaptador principal. As instruções são gráficas e relativamente simples. E, na realidade, o produto é do estilo ‘plug and play’. Basta ligar o adaptador principal ao router e, em seguida, ligá-lo à corrente elétrica. O outro adaptador é posto numa ficha da casa onde pretendemos utilizar a Wi-Fi (podemos ir mudando conforme quisermos). E já está!

O principal cuidado a ter é apontar a password do adaptador Wi-Fi, pois esta passará a ser a password para aceder à rede. Para controlar todos os detalhes dos adaptadores e da rede, estão disponíveis uma aplicação para o smartphone ou tablet, e um software para o computador. Não são indispensáveis mas pode ser interessante ter um dos dois ou mesmo ambos.

 

E como é que este sistema funciona?

A partir do momento em que os adaptadores estão instalados, o sistema usa como base a rede elétrica para distribuir o sinal para outros pontos da casa. Usando esta rede básica mas muito eficiente, os equipamentos podem ser conectados via Wi-Fi a uma velocidade até 1200 Mbps ou a ligação pode ser feita diretamente ao adaptador, através de um fio, uma vez que este dispõe de duas ligações Gigabit LAN. Esta última opção é ideal para televisão e consola de jogos.

O kit dLAN 1200+ WiFi ac que experimentei conta com um adaptador para o router e um adaptador Wi-Fi, mas é possível recorrer a mais adaptadores de forma a criar uma ampla rede doméstica. Neste tipo de rede, a Wi-Fi Move Technology, disponível nestes equipamentos, assegura que todos os adaptadores estejam com as mesmas configurações. Isso permite que os dispositivos móveis selecionem automaticamente o emissor com sinal mais forte sem ser preciso reconhecer novas configurações.

E para que não fique nenhuma dúvida, lembro que mesmo estando ligados a fichas de eletricidade, estas não ficam inutilizadas. A ligação é feita de forma a que se possa usar a corrente elétrica através dos adaptadores. Da mesma forma, a rede original, a do sinal fraco, continuará acessível, mas acredito que não voltará a querer saber dela.

 

Conclusão

Durante o período de teste reinou a paz em minha casa. A família conquistou mobilidade dentro de casa e outros recantos ganharam vida. O lugar onde estar passou a ser escolhido pelo seu conforto, luminosidade, privacidade ou companhia.

Se ainda continuo céptica em relação aos repetidores/amplificadores de sinal, o mesmo não acontece com esta forma de distribuir o sinal por vários ambientes. Acredito que eu não seja a única a sofrer com este problema, portanto, fica aqui a sugestão. Esta pode ser uma excelente solução para quem tem dores de cabeça com a rede Wi-Fi.

E se mesmo com esta explicação detalhada ainda parece difícil perceber como o sistema funciona, deixo aqui um vídeo que pode tornar tudo ainda mais claro.

 

>>> ATENÇÃO: Na próxima semana, um destes kits será oferecido em passatempo aos nossos leitores. Fique atenta(o) para saber como participar