‘Home is where the Wi-Fi is’. Já li isso algures na Internet e concordo plenamente. Esqueçamos isso de dependência ou não da Internet. É difícil abrir mão daquilo que nos facilita a vida. Sem wi-fi não dá! O problema é quando em casa a ligação é pior do que qualquer uma que encontramos fora. Já escrevi sobre isso, mas o tema merece mais. E aqui vai.
Há tempos experimentei o kit dLAN 1200+ Wi-Fi ac, da devolo. Resolveu um problema que tinha em casa e que me deixava inconsolável: só tinha ligação numa pequena zona da sala. Ao testar o kit, o assunto ficou resolvido. Agora surgiu a hipótese de experimentar o kit dLAN 550 Wi-Fi, da mesma marca. Hesitei, mas acabei por aceitar para ver se com uma velocidade menor o sistema também era eficaz. Mas antes de avançar, vamos perceber exatamente o que faz este kit.
COMO FUNCIONA
Este sistema usa como base a rede elétrica para distribuir o sinal para outros pontos da casa. Ou seja, ao ligar o modem/router ao adaptador principal, através de um cabo, e ligando este à uma ficha de eletricidade, a transmissão passa a ser feita também através da rede elétrica. A partir daí, é possível aceder facilmente à internet em qualquer ponto da casa bastando que haja por perto uma ficha de eletricidade. É só ligar o segundo adaptador à eletricidade e ele passa a emitir sinal de acesso à Internet via Wi-Fi ou, se preferir, usando um cabo.
Em comparação com o outro equipamento que experimentei, a diferença está na velocidade de transmissão. O alcance é excelente e a velocidade apesar de mais reduzida é bastante eficiente, mesmo sendo utilizada por diversos dispositivos simultaneamente.
EM QUE CONSISTE O KIT
O kit experimentado, como já referi, foi o dLAN 550 WiFi. É composto primeiro por um adaptdor principal, que possui entrada de tomada. Isso significa que mesmo sendo ligado a uma ficha, ele não a inutiliza. Pode, sem problemas ligar qualquer outro aparelho na sua entrada, como se fosse uma ficha normal ou uma ficha tripla. Do kit consta também um segundo adaptador, que o utilizador pode deixar numa determinada ficha, ou mudá-lo consoante a zona da casa em que se encontra. O mais provável é que o deixe numa ficha específica uma vez que o alcance é grande.
Caso o utilize o sistema num espaço de dimensões muito grandes ou com vários andares, poderá comprar separadamente mais adaptadores e criar uma rede de grande alcance, de forma a que o sinal chegue a todo e qualquer recanto. Neste tipo de rede, a Wi-Fi Move Technology, disponível nestes equipamentos, assegura que todos os adaptadores estejam com as mesmas configurações. Isso permite que os dispositivos móveis selecionem automaticamente o emissor com sinal mais forte sem ser preciso reconhecer novas configurações.
A CONFIGURAÇÃO
O maior temor quando compramos um novo produto é não sermos capazes de o configurar facilmente, sobretudo quando envolve dispositivos com os quais não lidamos no dia-a-dia. Um modem/router não é propriamente um telemóvel.
A instalação é muito simples e a configuração descomplicada e pode ser feita através do computador, do smartphone ou do tablet. O sistema permite ainda gerir a rede de forma personalizada, ou seja, estabelecer uma utilização de segurança para crianças ou determinar temporização Wi-Fi, por exemplo.
Julho 26, 2016
[…] novo kit dLAN 550 Wi-Fi, da devolo, sabe do que é que estou a falar. Se não leu, é só clicar aqui e ver como é fácil resolver esta […]