Esta app mudou a minha vida! Estacionar em Lisboa há muito que parecia um suplício. Antes da Emel, era o caos, com carros por cima dos passeios, parados desordenadamente e simplesmente impossível encontrar um centímetro disponível que fosse para pôr o carro. Depois da Emel, o desespero: ter moedas que chegassem, acertar no tempo e ter de voltar para pôr mais moedas quando o período espirasse. Sem falar nos carros bloqueados ou mesmo rebocados. Agora tudo mudou!

Há cerca de três semanas instalei a aplicação e-Park, da Emel, no telemóvel. Nunca mais precisei de tomar cafés sem ter vontade ou comprar jornais quando já tinha os que queria. Tudo para ter moedas para o parquímetro. Agora, é chegar dar início ao período de estacionamento com o smartphone, fazer o que tenho de fazer e só voltar ao carro para ir embora, não sem antes registar o fim do período de estacionamento.

Estacionamento sem drama. EParkMas deixe-me explicar melhor como funciona. Depois de instalada a aplicação é preciso carregar o sistema com dinheiro. Pode fazê-lo através do Multibanco ou do PayPal. Para usá-la é preciso também ter o localizador GPS ativo. Quando estaciona, basta iniciar a app e ela identifica exatamente onde está, e se a zona é verde, amarela ou vermelha. Depois, é determinar um período de estacionamento e já está. Se, por acaso, o que tem de fazer levar a que precise de mais tempo, basta de onde está (sem ter de se deslocar ao carro) prolongar o período de estacionamento. Quando voltar para o carro para ir-se embora, deve ir novamente à aplicação e encerrar o período de utilização. Se, por acaso, for menos tempo do que o que programou, a app irá apenas cobrar o que utilizou.

É possível ter mais do que um carro na mesma conta, assim como é possível a qualquer altura consultar o estacionamento em curso ou o histórico de estacionamento. Não pode ser mais fácil!

Tenho de dizer que uma vez o fiscal da Emel não teve cuidado de verificar com a sua app específica para a função que o meu carro tinha pagamento via ePark e emitiu uma daquelas notificações. Esta foi, talvez, a exceção que confirma a regra. Neste caso, a simplicidade.

A app ePark está disponível para Android, iOS e Windows Phone.

Estacionamento sem drama. EPark

 

Estacionamento sem drama. EPark

 

Estacionamento sem drama. EPark

 

 

 

 

 

 

 

 

Crédito imagem de abertura: Flickr | kballero