Tecnologia e beleza estão cada vez mais próximas. Desta vez encontram-se para pôr fim às pontas espigadas, aos fios partidos, ao cabelo extremamente seco e à eletricidade estática, entre outros inimigos de uma bela cabeleira.
Não estamos aqui a falar de um produto pensado por um curioso que teve uma boa ideia. Aqui está um acessório de beleza que resulta de uma parceria entre um dos gigantes do mundo da beleza, a L’Óreal (no caso, a Kérastase, a sua marca especializada em cabelos), e a respeitadíssima marca de produtos tecnológicos de saúde, a Withings.
Esta é a Kérastase Hair Coach e foi recentemente apresentada na CES, uma das maiores feiras de tecnologia. O objetivo desta escova é avaliar a saúde dos cabelos, analisar a rotina de cuidados da sua utilizadora e constatar o efeito que esta tem no resultado final.
O que é que esta escova tem?
A Kérastase Hair Coach traz um microfone, que identifica padrões pelo som das escovagens; um acelerómetro, que permite perceber a velocidade com que se escova; um giroscópio, que identifica a força utilizada; sensores de humidade que verificam se o cabelo está seco ou molhado; e um motor vibratório, que entra em ação sempre que é usada mais força do que a necessária.
Todos os dados recolhidos são armazenados numa aplicação e são utilizados para dar à sua utilizadora conselhos sobre os melhores cuidados a ter com o cabelo. Um ‘senão’ é que esta escova não é indicada para quem tem o cabelo demasiado frisado.
A Kérastase Hair Coach começa a ser distribuída a meio deste ano e terá um preço aproximado de 190 euros.