Este é um evento a não perder. A arte digital está no centro de uma enorme exposição que o centro de artes The Barbican, em Londres, está a preparar. Digital Revolution será, sem dúvida, um dos maiores eventos de sempre sobre esta temática. E terá lugar de 03 de Julho até 14 de Setembro.

Trata-se de uma exibição imersiva de arte, design, filme, música e videojogos, que irá explorar e celebrar as transformações das artes desde 1970s através da tecnologia digital. Pela primeira vez estarão reunidos nomes que tiveram um papel fundamental nesta evolução nos mais variados campos. Assim contará com um profundo olhar sobre o futuro.

A mostra contará, entre outros, com novos trabalhos de Umbrellium (Usman Haque and Nitipak ‘Dot’ Samsen), Universal Everything, will.i.am e a colaboração da Google na criação de uma instalação de arte digital denominada DevArt. Será possível ver algumas criações que aliam moda e tecnologia do estúdio CuteCircuit e do Studio XO. Estarão também presentes Paul Franklin, especialista em efeitos especiais, e a sua equipa da Double Negative; Rafael Lozano-Hemmer; Chris Milk; Aaron Koblin; Fred Deakin & Company; Amon Tobin e Philip Glass; e criadores de jogos como os Harmonix Music Systems (Dance Central).

Haverá ainda uma série de eventos paralelos não menos interessantes que a programação principal. Não faltam pretextos para ir a Londres, e este será um dos melhores do momento.

Arte digital, no The Barbican, em Londres. Treachery of Sanctuary, 2012. Chris Milk. Photo Bryan Derballa

Arte digital, no The Barbican, em Londres. Treachery of Sanctuary, 2012. Chris Milk. Photo Bryan Derballa

>> Clique nas fotos de cada galeria para as ver em detalhe.

* Imagem de abertura: ISAM, 2011. Amon Tobin. Image courtesy of Calder WilsonISAM, 2011. Amon Tobin. Image courtesy of Calder Wilson