Com um blog relativamente recente, nunca tinha experimentado um smartphone topo de gama da LG. Agora tive durante alguns dias um LG G4 nas mãos para ver realmente o que vale. E foi assim:

 

As primeiras impressões

Para começar, a famosa curvatura. É ligeira e mal damos por ela. Mas a verdade é que faz com que o telemóvel encaixe perfeitamente na mão. Igualmente ergonómico são os botões traseiros para bloquear e desbloquear o telemóvel e para aumentar e diminuir o volume do equipamento. Estes botões dão ainda acesso rápido a duas funções: a QuickMemo +, para escrever notas e lembretes, e a Quick Shot, que inicia a câmara fotográfica em segundos, sem que seja necessário desbloquear o telemóvel.

lg g4 650_1200

Ainda nos registos iniciais vale a pena referir que, apesar das suas dimensões (relativamente grande – 148.9 mm X 76.1 mm – e com um ecrã de 5,5”), o G4 é um smartphone bastante leve, com 155 g. E mais: o excelente aspeto das suas capas em pele e a facilidade de as mudar. Nada de unhas partidas e com uma agradável variedade de opções de cores e materiais.

 

Um olhar técnico

Sei que as denominações técnicas às vezes tornam a informação mais confusa do que explicativa para quem gosta de novidades mas não domina os detalhes mais específicos. Assim sendo, podemos dizer que a qualidade de imagem do seu ecrã (IPS Quantum) é superior e mesmo com a luz do dia conseguimos ver sem dificuldade.

Ao mesmo tempo, este é um smarthpone extremamente rápido, ainda que o seu processador (Hexa-Core Snapdragon 808) seja ligeiramente menos potente do que os da sua concorrência mais direta.

 

Fotografia profissional

Não há dúvida de que uma das grandes apostas da LG neste seu novo topo de gama é nas suas câmaras fotográficas – frontal com 8 MP e traseira com 16 MP, lente F 1.8, Laser Auto Focus e estabilizador óptico de imagem OIS 2.0. Com apenas um toque, é possível passar do sistema automático para um modo totalmente manual, em que o fotógrafo tem toda a liberdade de determinar cada parâmetro. É também possível fazer as fotografias em modo raw para depois editá-las no computador. Confesso que, com o meu conhecimento limitado sobre fotografia, prefiro o modo automático ou o que permite editar depois. Seja como for, ter opções neste campo pode ser interessante.

A câmara do G4 permite também disparar selfies apenas com gestos de uma mão, o que pode ser uma mais-valia para os mais desajeitados, ou mesmo acionar a câmara por voz em qualquer situação (selfie ou não).

 

Remate final

Quando algumas marcas da concorrência optam por não ter bateria removível, ter uma que pode ser trocada pode ser um trunfo. E o G4 tem uma com longa duração, mesmo com uma utilização intensa. E também permite a utilização de cartão de memória com até 128 GB.

lg-g4-2

 

Especificações técnicas:

Ecrã – 5,5″

Tecnologia – 4G

Software –Android Lollipop

Tipo de Processador – Hexa Core Snapdragon 808

Velocidade do Processador – 1.3 GHz

Cores – Pele Bordeaux / Pele Castanho Camel / Pele Preta, Cinza Metálico, Gold, Branco Cerâmico

Resolução e Display – IPS 5.5″ Quad HD / Touch capacitivo – 2560×1440 pixeis

Capacidade da Bateria (mAh) – 3000 mAh