PewDiePie. Guarde este nome, pois é a estrela de hoje.

Já lá vamos, mas antes convém situar o nosso top de novas celebridades. Nem só de Vines vive este universo. E se escolhi começar pelas estrelas que despontam nesta rede social baseada em vídeos – os Viners – foi pela novidade do meio e pela sua capacidade de em tão pouco tempo ter gerado verdadeiros fenómenos de popularidade.

Uma coisa é certa, todas estas figuras que conquistam o seu lugar ao Sol ao lado das tradicionais celebridades, a dar que falar e a trazer atrás de si hordas de fãs, têm uma coisa em comum: criam vídeos. E assim sendo, o YouTube é o cenário que se segue. Mais conhecido e mais acedido pela grande massa de utilizadores da Internet*, conta com uma rede mais complexa de estrelas e canais populares. E se o número de seguidores que têm é impressionante, o que arrecadam é ainda mais. São milhões por ano! Isso sem falar o que as marcas lhes pagam para fazer referência aos seus produtos.

Novas Celebridades. YouTubers. PewDiePie em ação

O YouTuber nº1 do momento, incontestável, é PewDiePie. Tem mais de 30 milhões de seguidores. Exatamente! Praticamente três vezes a população de Portugal desde os recém-nascidos aos mais idosos, sem falhar ninguém! Sem falar nos seguidores que tem no Instagram, Twitter, Tumblr e outras redes sociais.

Trata-se de Felix Arvid Ulf Kjellberg ou, como ele se define, um simples rapaz sueco que gosta de jogar vídeo games. Está prestes a completar 25 anos – nasceu a 24 de Outubro de 1989 – e na grande maioria dos seus vídeos o que faz é jogar. O que atrai tanta gente? Por um lado a forma descontraída como narra passo a passo o jogo. Grita, faz troça, encarna personagens. Por outro lado, a forma como cultiva o seu público, ou melhor, os seus ‘bros’.

PewDiePie chegou a iniciar o curso de Economia Industrial e Gestão de Tecnologia, em Gotemburgo, na Suécia, mas em 2011 deixou tudo para dedicar-se integralmente ao canal no YouTube que tinha criado dois anos antes. Dedica-se sobretudo aos jogos de ação e terror, e apoia os criadores independentes.

Numa pesquisa de mercado feita pela Variety, revista/site especializada em entretenimento, para descobrir as personalidades que mais influenciam os jovens norte-americanos entre os 13 e os 18 anos, este YouTuber ocupa o terceiro lugar. Vai muito à frente de figuras de Hollywood como Jennifer Lawrence, Johnny Depp, Leonardo DiCaprio ou Daniel Radcliff.

Ganha entre 100 e 800 mil euros por mês, de acordo com os números do Social Blade, que recolhe, analisa e faz projeções de dados do YouTube, Twitch e Instagram.

E quem será o YouTuber que se segue? Fique atenta(o) pois em breve escreverei sobre outras novas celebridades. E não deixarei de referir as estrelas nacionais!