Os super ratos não pertencem apenas ao mundo dos gamers. O MX Master 3, da Logitech, é a prova disso. Uma excelente ferramenta para trabalhar, estudar ou simplesmente para usar em casa, em múltiplos computadores em simultâneo. Estive a experimentá-lo e agora conto como funciona.
Até agora, os ratos eram (pelo menos para mim) uma espécie de extensão simples do nosso dedo indicador para no computador tocar nas interfaces e nas funcionalidades para que estas funcionassem. Ou seja, para fazer coisas como pôr o cursor num ponto do texto, deslizar para baixo, clicar em ‘Guardar’, abrir um determinado programa, e assim por diante. De repente, descobri que um rato pode fazer muito mais e com uma grande precisão. Foi quando fui apresentada ao MX Master 3, da Logitech. Foi atração à primeira vista. Mal o vi e tive a certeza de que o tinha de experimentar. Assim o fiz e agora vou explicar tim tim por tim tim como foi, mas antes um pequeno resumo.
Em menos de 30 segundos
Para quem tem pressa, aqui estão os destaques deste rato:
- Design ergonómico;
- Sem fios;
- Bateria de longa duração e rápida recarga;
- Rápido e preciso;
- Funciona em qualquer superfície (até sobre vidro);
- Podemos personalizar os comandos associados aos seus botões;
- Traz comandos pré-definidos para facilitar o uso em navegadores como Chrome, Safari e Edge, e programas como Word, Excel, PowerPoint, Adobe Photoshop, Adobe Premiere Pro e Final Cut Pro;
- Pode ser usado em múltiplos computadores simultaneamente;
- Realiza operações como copiar um documento num computador e passar para outro sem a necessidade de usar qualquer outro suporte.
Para começar
À primeira vista, temos a clara noção de que este não é um rato como os outros. Por um momento o confundi com um dos muitos ratos de gaming que há no mercado. Mas se olharmos bem, as suas linhas são mais elegantes e não tem cores ou luzes. O seu design ergonómico faz com que se encaixe perfeitamente na mão, numa posição fácil e o mais relaxada possível.
Isto do design pode parecer uma futilidade, mas hoje em dia as clínicas de fisioterapia andam repletas de pessoas com problemas decorrentes do uso prolongado de computadores, em especial devido à posição da mão que utiliza o rato.
Todo terreno
Apesar do seu tamanho, o MX Master 3 é leve e, melhor do que isso, é um rato sem fios, o que para mim é uma qualidade essencial. Os ratos sem fios costumam precisar de pilhas para funcionar. Este rato conta com uma bateria recarregável e na sua embalagem traz um cabo USB-C que lhe permite um carregamento super rápido. Com carga completa, a bateria dura até 70 dias. E se tiver pressa, um minuto de carregamento é suficiente para 3 horas de uso.
Para quem, como eu, muitas vezes trabalha fora do escritório, onde calhar, a boa notícia é que este rato não é esquisito com as superfícies onde é utilizado. Ou seja, tenha o computador apoiado numa mesa de vidro, colorida ou numa superfície irregular, o rato terá um comportamento impecável, funcionando como se estivesse na melhor das secretárias. Até apoiado numa almofada funcionou sem qualquer problema.
A roda e a precisão
Este é um rato de extrema precisão. O fabricante assegura que é 5 vezes mais preciso do que os ratos normais. Na minha experiência, resposta foi muito boa, especialmente ao trabalhar imagens.
A roda de deslocamento, que usamos para deslizar para cima e para baixo em qualquer interface, é excelente. Silenciosa, é capaz de deslizar 1000 linhas num segundo. Na prática, é cómoda e rápida. Podemos rodar clique a clique mas se a impulsionarmos com um pouco mais de força, ganha velocidade. No início assustei-me, mas rapidamente aprendi a controlá-la.
Uma mão-cheia de comandos
Um aspeto muito prático do MX Master 3 é a sua capacidade de interação com alguns programas/aplicações específicos. Os seus botões trazem predefinições para usarmos com o Chrome, o Safari, o Edge, bom como com o Word, Excel, PowerPoint, Adobe Photoshop, Adobe Premiere Pro e Final Cut Pro.
Como funciona? A roda de polegar, por exemplo, no Excel serve para deslocar na horizontal, enquanto no Word permite fazer zoom no documento e no Photoshop altera o tamanho do pincel. Os botões situados sob a roda de polegar servem no Excel e Word para as funcionalidades ‘Anular’ e ‘Refazer’, enquanto no Chrome podem ser usados para avançar e retroceder. Estes são apenas alguns exemplos, mas todos os comandos estão indicados na plataforma de configuração Logitech Options.
Foi difícil memorizar os principais comandos, mas depois que ficam automáticos tornam tudo mais rápido. E além das predefinições, é possível personalizar os comandos ao gosto do utilizador.
Múltiplos computadores
O MX Master 3 pode ser utilizado com múltiplos computadores, Windows ou macOS. Ao experimentar esta opção, a configuração foi mais simples do que eu podia imaginar. Requer a instalação do Logitech Flow em cada computador e o emparelhamento entre o rato e cada computador, caso seja utilizada uma ligação Bluetooth. Na utilização, a passagem de um computador para outro é simples, tendo apenas de levar o cursor para uma das extremidades do ecrã de um e, de seguida, continuar o movimento para o outro. Nada mais.
E, para completar, é possível ainda transferir imagens, textos e ficheiros entre computadores sem precisar de qualquer outro suporte. É copiar aqui e colar ali.
Para terminar
O rato MX Master 3, da Logitech, está disponível em cinzento escuro (grafite) e cinzento claro, e tem um preço de 115 euros.
Outras novidades Logitech