Será este o melhor amigo do homem (e da mulher, claro)? Estive a experimentar o mais recente robô aspirador Roomba a chegar ao mercado e agora responderei a esta pergunta.

Um robô é um robô, mesmo que não tenha o aspeto que o nosso imaginário lhe atribui. Sem pernas ou braços, o que realmente interessa é que cumpra a sua função de forma autónoma e eficaz. No caso dos robôs aspiradores, são os primeiros a realmente entrarem na rotina de famílias como a minha ou a sua.

Este é um setor que começa a ganhar visibilidade e a iRobot, com os aspiradores Roomba, é uma das marcas mais respeitadas neste cenário. O Roomba 896 é o seu mais recente produto a chegar ao mercado (ainda que o topo de gama seja o 980). E foi este que experimentei.

Para começar

Em termos de aspeto, o robô aspirador Roomba 896 não destoa dos seus ‘irmãos’ de gama. Redondo e em tons de preto e castanho, tem um design simples e funcional. Tem pouco mais de 9 centímetros de altura, o que lhe permite facilmente entrar debaixo de móveis.

O aspirador pode ser acionado e controlado através de uma app com ligação Wi-Fi. Configurá-lo é muito fácil, assim como pô-lo a funcionar. A aplicação permite dar comandos, assim como criar um programa de limpeza para ser cumprido ao longo da semana. Permite também receber mensagens do equipamento quando é preciso limpar o seu depósito, quando está preso em algum ponto da casa ou quando é assinalado algum problema. Quando está programado para limpar, a aplicação avisa-nos ainda quando o Roomba 896 começa a sua tarefa e quando a termina.

Robô aspirador Roomba 896, da iRobot

Em ação

Depois de configurado e emparelhado, começar a limpar é questão de carregar no botão ‘Clean’ no próprio equipamento ou na aplicação. Quando está programado, dá um sinal sonoro quando vai começar. E é verdadeiro um prazer ouvir este sinal quando estamos a fazer outra coisa. Especialmente se trabalhamos em casa.

Os sensores deste robô aspirador levam-no onde está a sujidade. O 896 vai mesmo a todos os cantos e quase me matou de susto quando ‘desapareceu’ debaixo do sofá. Eu ouvia-o mas não percebia onde estava e adorei vê-lo a sair ileso por uma das laterais do sofá, de onde nem eu nem certamente a equipa de limpeza que semanalmente vem cá a casa chegamos facilmente.

Os sensores ajudam-no a perceber o que tem à frente, assim não cai pelas escadas abaixo ou desloca-se por onde não queremos. Neste último caso, podemos usar a barreira ‘virtual wall’ que forma uma barreira invisível que o Roomba respeita de forma incondicional.

Pelos, pelos e mais pelos

A pequena escova que gira horizontalmente num dos lados o ajuda a recolher as partículas que se escondem nos recantos e nos pontos onde parece que o aspirador não consegue chegar. Os dois rolos que ficam na parte inferior são extratores de detritos. São desenhados para uma aspiração mais eficaz, mas também para que o seu trabalho não seja interrompido por bloqueios provocados por pelos e cabelos.

Tenho um cão muito peludo e o Roomba 896 não só conseguiu funcionar bem mesmo com o cão pelo caminho, como durante a sua estadia cá em casa, não se percebia que tínhamos um cão. Nunca houve problema de emeranhamento com pelos ou cabelos.

 

Para encerrar

A experiência foi extremamente positiva no entanto aprendi alguns aspetos que gostava de partilhar.

Penso que para tirar melhor partido do aspirador, mais vale que o deixemos a aspirar enquanto estamos em casa. Desta forma estamos sempre à mão para solucionar situações pontuais que possam acontecer. Aqui foi desde o equipamento fica preso debaixo de uma mesa de centro ou com a franja de um tapete até o depósito ficar demasiado cheio. Não é nada que o Roomba não pudesse esperar até à minha chegada a casa, mas assim a limpeza ficou concluída na altura esperada.

Por vezes, o robô aspirador concentrou demasiado tempo numa única zona, deixando de ir a outras e considerando a limpeza terminada. Ainda que estivesse concentrada no trabalho, estando presente pude ajudá-lo, orientando pontualmente, pode onde devia passar.

No final, confesso, custou-me dizer adeus a este parceiro que me ajudou a deixar a casa impecável. A limpeza foi sempre eficaz e foi muito impressionante ver a quantidade de pó o Roomba 986 foi capaz de aspirar de cada vez.

O Roomba 896, tem um preço de 599,99 euros. Traz de origem uma parede virtual e um filtro adicional.