E em Portugal 35 mil quiseram. Este foi o balanço da iniciativa Atelier Digital, promovida pela Google. O programa é totalmente gratuito e está para continuar.
A organização não esperava mais que 5 ou 10 mil candidatos a completar a formação, mas desde o seu lançamento, em Dezembro de 2016, 35.115 portugueses foram treinados em competências digitais nas formações on-line e nas sessões presenciais que decorreram em 2017 nas cidades de Lisboa, Setúbal, Leiria, Aveiro, Porto e Peniche.
Em tempos de tantas mudanças a nível do emprego, em que jovens têm dificuldade de encontrar estabilidade na carreira e profissionais já maduros são confrontados com a necesidade de reencontrar novos caminhos, em carreiras a solo ou a criar pequenos negócios, esta parece uma oportunidade excelente.
O Atelier Digital não é um projeto para criar legiões de marketeers. O objetivo é dotar o maior número de pessoas com a capacidade de incorporar o digital à sua vida profissional ou ao seu negócio. Como explica o comunicado de imprensa que faz o balanço deste primeiro ano de atividade. O projeto da Google visa formar os portugueses (com ou sem formação académica, empregados ou desempregados) em competências digitais e de forma gratuita, dotando-os das ferramentas necessárias para aproveitarem as oportunidades da digitalização da economia e a contribuir para fomentar o empreendedorismo em Portugal.
Flexível e gratuito
Sim, o projeto é gratuito e conta com o apoio de entidades governamentais, do Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos e da SIC Esperança.
A aprendizagem pode ser realizada online, através do site do Atelier Digital, em módulos a serem vistos e avaliados consoante a disponibilidade de cada um. A formação pode também ser realizada de forma presencial, em sessões intensivas de três dias. A próxima terá lugar de 28 de Fevereiro a 2 de Março, no Instituto Superior de Setúbal. As inscrições podem ser feitas aqui. Ambas dão certificação ao fim do curso.