É mais do que um aspirador. Faz limpezas difíceis como comidas e líquidos, e também lava tapetes. Estive a experimentá-lo. Conheça o Crosswave, da Bissell.

Se há coisa que não gosto de fazer é limpezas, mas ao mesmo tempo adoro ter a casa impecável. Ter nas mãos um equipamento que não só aspira pó e pelos como aspira líquidos e até limpa tapetes parecia muito interessante.

Primeiras impressões

O Crosswave, da Bissell, tem um aspeto prático e moderno. Possui uma base onde o podemos deixar quando não está a ser usado e que serve também como recipiente para limpar a escova de forma automática ao fim de cada utilização.

Na cabeça do aspirador, que fica em contacto com o chão, está encaixada a escova. No seu corpo, à frente, está localizado o filtro, o depósito de água suja e, na parte de trás, o depósito para a água e o líquido de limpeza.

Em ação

A utilização do Crosswave é intuitiva, mas é sempre aconselhável ler o manual, especialmente para perceber como fazer a manutenção o equipamento, ou seja, como limpar filtros e escova. Há duas opções de uso: em chão ou em tapete. Os botões para selecionar a opção desejada estão situados na pega, assim como o gatilho para quando se quer recorrer à ajuda do produto de limpeza durante a utilização do Crosswave. No início, há a tendência de carregar em exagero neste gatilho. Com o tempo, vai-se aprendendo a gerir o seu uso.

Comecei talvez pelo mais complicado: a limpeza do tapete. Tenho um bege que estava mesmo a precisar algum cuidado. Na verdade precisava de um milagre, e o Crosswave chegou lá perto. Não lhe tirou todas as nódoas (já tinham muito tempo de existência), mas deixou-o com um aspeto renovado. A operação foi mais rápida e simples do que estava à espera e a potente sucção da água ajudou a que a secagem fosse realmente rápida. A minha maior preocupação era que a humidade não passasse para o piso em madeira e o manchasse. Mesmo tendo exagerado no início, utilizando demasiado líquido, tal não aconteceu, para o meu descanso.

No entanto, a operação que mais me impressionou foi a limpeza de líquidos e alimentos. Deitei restos e, pior, líquidos como leite e iogurte. Aquilo que daria algum trabalho a limpar foi rapidamente resolvido. Num instante o chão estava como novo.

Para terminar

Mas nem tudo são rosas com este equipamento. E tenho dois aspetos menos positivos a destacar. Ainda que seja fácil manejá-lo, sendo um aspirador vertical tudo está concentrado no seu corpo, o que o torna um pouco pesado e a tarefa fisicamente mais exigente. O segundo aspeto é a mistura de sujidade e água que resulta da limpeza, um bocado repugnante se compararmos com a limpeza a seco. O que atenua esta situação é o design dos depósitos e filtros que nos poupam de ter de sujar as mãos na hora de os limpar. Feitas as contas, e apesar destes 2 pontos negativos, o saldo final é positivo.