Esta dupla tem muito a oferecer a quem gosta de música. Experimentei o Walkman NW-A25HN de alta resolução e os auscultadores MDR-NW750N, ambos da Sony. Veja como foi.

Gosto de usar o meu smartphone para muitas coisas além de simplesmente fazer e receber chamada. Mas ouvir música não é uma delas. Por isso gosto de ter um dispositivo à parte para o fazer. Mas que seja leve e pequeno porque a carteira tem um espaço limitado.

A proposta de experimentar Walkman NW-A25HN, da Sony, com os auscultadores que trazem de fábrica – uns MDR-NW750N – pareceu-me interessante. E já com a dupla nas mãos recuei no tempo a lembrar-me dos primeiros que alguma vez usei há umas décadas atrás (vá, não façam contas!). Sim, quase jurássicos uma vez que eram da época em que as músicas eram guardadas em cassetes – que para quem não se lembra são aquelas fitas magnéticas em cartuchos compactos. A evolução foi grande! Enorme mesmo, eu diria. E perante tanto avanço pouco me resta senão passar entusiasticamente à análise do equipamento.

Nas mãos

Pequeno, leve, com um corpo metalizado e bem acabado, este Walkman é agradável a nível estético. O seu design é elegante e as cores tornam-no ainda mais apelativo. Tem um bom tamanho e é agradável ao toque. Os seus comandos são fáceis ainda que por vezes não sejam muito intuitivos. Nada que alguns dias de uso não permitam ultrapassar.

A diferença

O que torna este equipamento diferente da grande maioria é a capacidade de reproduzir áudio de alta resolução, bem como disponibilizar a opção de noise cancelling, ou cancelamento de ruído. Já escrevi sobre som de alta resolução aqui. Esta é uma opção para os puristas, mas também excecional para quem aprecia reprodução com qualidade. É verdade que nem tudo o que temos guardado nas nossas listas tem esta altíssima qualidade, mas a funcionalidade DSEE HX, disponível neste Walkman, permite converter áudio comprimido ou com qualidade de CD no equivalente ao áudio de alta resolução.

A nível da qualidade de reprodução, o equipamento disponibiliza ainda ClearAudio+, que proporciona graves limpos, agudos nítidos e níveis de volume consistentes em todas as faixas. Esta opção inviabiliza o ajusta manual de várias definições no dispositivo, mas vale a pena.
O cancelamento de ruídos é bastante eficaz e permite que nos isolemos dos sons que temos nossa volta e nos concentremos apenas no que estamos a ouvir. Adoro usar o cancelamento de ruídos para isolar-me do mundo e concentrar-me no trabalho, mas faz-me confusão usar este recurso a conduzir ou mesmo ao andar pelas ruas da cidade.

Carregar músicas e fazer streaming

O NW-A25HN conta com ligações Bluetooh e NFC. A ligá-lo a outros equipamentos é muito simples e rápido, o que permite receber as listas de reprodução que estão guardadas no telemóvel, no computador ou em outros dispositivos. Não levei mais do que 2 minutos a fazê-lo. Nada mal!
É possível também transmitir sem a ajuda de fios a música que temos no Walkman para uma coluna externa. Com a ajuda do LDAC, desenvolvido pela Sony, a transmissão é estável e com qualidade.

E mais

Este equipamento é compatível com formatos de áudio de alta resolução, bem como com formatos populares como MP3, WAV, AIFF, WMA, AAC, HE-ACC, FLAC e ALAC.
O que eu experimentei tinha uma capacidade de armazenamento de 16GB. Esta gama conta ainda com uma versão com 64GB. Ambas possuem entrada para cartão de memória, o que aumenta consideravelmente o número de músicas fotografias e vídeos que pode guardar no dispositivo. Sim, o Walkman NW-A25HN tem um ecrã com 320×240 de resolução e está preparado para mostrar imagens e reproduzir vídeos.
A sua bateria tem uma autonomia de 30 horas (áudio de alta resolução), 50 horas (MP3).

Os auscultadores

Esta não é a minha primeira experiência com uns auscultadores Sony com capacidade de cancelamento de ruído. Já escrevi aqui sobre o tema. E estes que acompanham o Walkman NW-A25HN, têm um nível semelhante de qualidade, ainda que o cancelamento seja feito a partir do próprio Walkman e não dos auscultadores.
Gosto da forma com que se encaixam aos ouvidos e do seu resultado mesmo com outros dispositivos. Vi-me a recorrer a estes auscultadores mesmo quando tinha de ver vídeos no computador, tal era o conforto e qualidade que proporcionavam.

Para encerrar

Esta é uma dupla vencedora e a sua apreciação geral é positiva. Só teria uma observação negativa a fazer. Ou melhor, uma pergunta: Por que razão a Sony insiste em manter uma porta de conexão própria, diferente da grande maioria dos equipamentos hoje? Isto obriga-nos a ter sempre o cabo connosco e torna a situação frustrante quando o esquecemos em casa e ficamos sem carga na bateria.