Sempre sonhou em ter uma pequena horta, mas não tem espaço? Este sistema que não utiliza terra nem depende das estações para obter vegetais 100% orgânicos.

A ideia de poder ter plantas lindas dentro de casa sempre atraiu-me. E a de cultivar uma pequena horta mesmo sem ter um jardim ou partilhar um espaço comunitário, mais ainda. A ideia é recorrente e já escrevi aqui (aqui e também aqui) sobre produtos que permitem ter pequenos jardins dentro de casa. Este é mais um, recentemente lançado e financiado com sucesso na plataforma de crowdfunding KickStarter.

Como funciona

SproutIO é um sistema simples de usar e de fácil manutenção e conta com três componentes. A primeira é o microjardim (ou microhorta) propriamente dito. Esta base possui ligação WiFi e sensores que permitem monitorizar não só a planta como o ambiente no qual se encontra. Conta ainda com uma câmara, iluminação LED e um irrigador eletrónico.

O segundo componente é carga (ou recarga) de sementes que inclui as sementes, os nutrientes e o suporte em que a planta se desenvolve. E aqui os responsáveis pelo sistema asseguram toda a transparência relativamente às sementes e aos nutrientes fornecidos, tudo sustentável e amigo do ambiente. As cargas são enviadas por correio mediante encomenda.

O último componente do sistema é a aplicação gratuita SproutsIOGrow, que fornece dados em tempo real e dá indicações sobre o ciclo de crescimento da planta e a melhor altura para a colheita. Pode ligar-se aos monitores de atividade dos seus utilizadores, assim como às apps de planeamento de refeições e calendário, para que tudo esteja integrado.

SproutsIO, para cultivar uma horta dentro de casa

Dar um toque pessoal às plantas

Através da app é possível não só monitorizar planta e ambiente, como intervir ativamente no seu desenvolvimento. Sementes e plantas podem resultar de forma distinta simplesmente pela forma como se utiliza a luz e a irrigação. Ainda que o utilizador tenha acesso às indicações de boas práticas da SproutsIO, pode dar o seu toque de forma, por exemplo, a obter folhas menores com menos fibra e sabor menos intenso, ou preferir uma planta com folhas mais vistosas e sabor mais marcante. A escolha cabe ao utilizador.

A aplicação permite monitorizar mais do que um microjardim ao mesmo tempo.

SproutsIO, para cultivar uma horta dentro de casa

O ritmo da produção

Para se ter noção dos resultados, a SproutsIO informa que consegue, por exemplo, obter 6 pés de alface em 20 dias. Ou cerca de 150 gramas de erva de trigo por semana. Ou ainda, aproximadamente 6 quilos de tomate a cada 8 semanas.

O SproutsIO já se encontra em fase de produção e já nos próximos meses começa a sua distribuição pelos Estados Unidos. A nível internacional a distribuição deverá começar no segundo semestre de 2017.