Preocupamo-nos com o que fazem os nossos filhos quando estão online. Mas nem sempre temos o mesmo cuidado com o que nós fazemos! E, pior, com a forma como expomos os nossos filhos nas redes sociais e não só. É altura de ter atenção e dar o exemplo.

Neste novo post criado no âmbito da parceria com o site dos Centros Comerciais Alegro, explico como podemos proteger-nos a nós e aos nossos filhos (ao invés de os expormos).

 

Sabe o que são pegadas digitais?

 

As pegadas digitais são os vestígios que deixamos à medida que navegamos na Internet. Não desaparecem com o tempo e vão criando a nossa reputação online. Estas pegadas podem ser recolhidas de duas formas:

De maneira passiva, onde os dados recolhidos…
… são obtidos por terceiros sem que saibamos exatamente quando, por quem e com que propósito;
… podem revelar os sites que visitámos, o que procurámos, a que horas costumamos fazê-lo, e com quem nos relacionamos;
identificam o nosso endereço de IP*, mas não quem somos concretamente.

Na forma ativa...
… somos nós que facultamos a informação;
… fazemo-lo, por exemplo, quando publicamos uma fotografia no Facebook, fazemos um comentário num blog, temos uma conversa no Skype ou enviamosdocumentos por email.

 

O que acontece com esta informação?

 

No aspeto positivo, esta informação permite que…
… não tenhamos constantemente de fazer log in nos sites que mais visitamos
… não seja preciso proporcionar mais informações para aceder a sites específicos que já visitámos.

 

Entre os aspetos mais negativos, podemos destacar que…
… estas informações podem ser controladas por entidades que não tem qualquer relação connosco e que não estão ao alcance do nosso controlo;
… na maior parte das vezes são usadas com fins comerciais, para perceber o nosso perfil pessoal e como consumidor(a), para personalizar a informação e os anúncios que chegam ao nosso ecrã e para vender-nos produtos diretamente;
… há empresas que se especializam em recriar perfis com base na informação recolhida desta forma, para depois vendê-los a outras organizações.

 

Clique aqui para saber o que devemos ensinar a crianças e jovens, e para conhecer algumas ideias de como preservar a privacidade dos nossos filhos.

 

* Endereço de IP – ou Internet Protocol Address – É o número atribuído a cada computador, que permite identificá-lo na rede. Sem este número o computador não consegue ligar-se à Internet ou a outros computadores.

 

Crédito da Imagem: Adaptação da fotografia de Antara|Flickr