Isso não é um alerta só para os mais jovens. Há muitos adultos que se têm deixado iludir por pedidos de amizade no Facebook vindo de belas raparigas ou rapazes musculados, que nada mais são que perfis falsos... e uma porta aberta a futuras dores de cabeça.

Se, de repente, aparecer um pedido de amizade no Facebook vindo de um verdadeiro Adónis que nunca viu na vida, fuja a sete pés. É duro dar esta notícia, mas ele certamente não está rendido ao seu lindo sorriso, ao seu charme irresistível nem à sua personalidade única. E a possibilidade de que se venha a transformar num relacionamento interessante ou numa simples amizade é muito pequena. Há atualmente cerca de 80 milhões de perfis falsos no Facebook. Os números são deste ano, revelados pela empresa norte-americana Statistic Brain*. Por isso, vamos ao que interessa:

 

É falso ou não é?

Antes de falar dos riscos, vamos ver como identificar se é um pedido vindo de uma pessoa real ou se é falso:

  1. Conhece a pessoa? Já a viu em algum lugar, nos meios profissionais ou com amigos em comum? Encontra amigos seus entre os desta pessoa (no pedido vê-se sempre, sob o nome de quem o faz, o número de amigos em comum)? Se sim, pode ser que, afinal, não seja uma situação falsa. Mas o melhor é confirmar com amigos e familiares que o conhecem para assegurar que é realmente quem parece ser. Não tem amigos em comum? Suspeite e vá ao próximo passo.
  2. Abra o perfil e analise-o. Veja quantos amigos têm? São todos do mesmo sexo? Observe que tipo de interações há no perfil e que outras informações estão disponíveis. Está tudo inacessível? Mau! Passe para o próximo passo.
  3. Pesquise a imagem no Google. Vá ao perfil em questão. Com o botão direito do rato, salve a fotografia para o seu computador. Vá à pesquisa de imagens do Google e arraste a imagem gravada para o espaço de pesquisas. Se a imagem aparecer relacionada com mais de um perfil no Facebook, poderá indicar que a maioria destes perfis é falsa, o que pode incluir aquele que lhe fez o pedido de amizade. Pesquise também o nome e veja se é associado àquela imagem ou a uma imagem semelhante.

A esta altura já deve ter chegado a uma conclusão. Se está convencida(o) de que não é uma pessoa real, elimine o pedido e já está. Pode também denunciar a situação aqui. Se ainda tem dúvidas e pensa talvez aceitar o pedido, antes de o fazer veja o que normalmente estas pessoas pretendem.

google-imagens

O que está por trás destes perfis

Mas que mal há em ter um destes homens lindos (ou mulheres curvilíneas) como amigo(a)? Primeiro porque provavelmente não é o que parece. Depois, porque, para começo de conversa, é um mau princípio. Por que ter alguém que se faz passar por outro entre as pessoas de que gosta e a quem abre um pouco dos seus momentos mais pessoais? Lembre-se de que mesmo que mantenha a sua lista de amizades privada para todos (amigos incluídos), as interações no seu mural estão acessíveis e ali estão as pessoas mais próximas, o que partilha com elas e o que elas partilham com você.

Mas vamos às intensões destes camaleões:

. SPAMS e Phishing – Há burlões que querem ter acesso àquelas informações que são disponibilizadas ‘Apenas aos Amigos’ no Facebook. Entre as mais apetecíveis estão os contactos pessoais, que podem ser usados para spams – que são aqueles emails não solicitados, normalmente publicidade, que nos enchem a caixa do correio – ou, bem pior, para phishing.

Phishing são aqueles emails ou sites que podem apanhar os mais incautos ou mesmo os mais informados num momento de distração. Normalmente vêm ‘mascarados’ como uma entidade bancária que conhecemos ou uma loja que nos é familiar ou algo em que normalmente confiamos e com os quais facilmente colaboramos. São mensagens ou sites com formulários ou recursos semelhantes que nos levam a facultar aquilo que não devíamos. São mensagens do género: “Há alguém a tentar utilizar a sua conta bancária. Preencha aqui os seus dados para evitar que o façam”. Se pensar bem, verá que só pode ser aldrabice (um banco não faz este tipo de alerta por email), mas se estiver distraída(o), pode ser apanhada(o). O objetivo principal é obter dados como números de contas bancárias, passwords, dados dos cartões e outras informações pessoais.

. Links maliciosos e vírus – Já deve ter visto algumas situações de pessoas a referirem para não darmos atenção a posts que aparecem em seu nome com vídeos ou links para sites estranhos. “É vírus”, dizem. Normalmente é o resultado de um perfil destes entre as suas amizades ou entre os amigos de amigo. Esta nada mais é do que uma outra forma de distribuir malware e ligações a sites de phishing.

. Relacionamentos duvidosos – Nesta categoria encontram-se desde pessoas com sanidade mental questionável a outras que pretendem pedir dinheiro ou usar as suas vítimas de alguma maneira. A MTV tem um programa – Catfish – que se dedica a ajudar jovens a desvendar se os desconhecidos com os quais se envolveram online são reais ou não. E muitos não são.

 

* Facebook Company Statistics – Statistic Brain.
2016 Statistic Brain Research Institute, publishing as Statistic Brain.