Esta é sem dúvida uma tendência: sistemas de som sem fios, para criar através da música um ambiente especial por toda a casa. Ou vários ambientes, se o utilizador assim o preferir.
Experimentei duas colunas do sistema de áudio SoundTouch Wi-Fi, da Bose: a 10 e a 20. E aqui está o resultado.
PARA COMEÇAR
Desta vez começo por um ponto diferente: a configuração.
Para mim, e quase de certeza para uma boa parte dos utilizadores comuns, o maior problema destes sistemas de áudio sempre foi a sua configuração. Sobretudo quando se recorre à uma ligação Wi-Fi e não apenas à conexão através de Bluetooth. Normalmente, este primeiro passo é quase como um jogo de Sudoku que requer muita paciência e alguma habilidade ou conhecimento por parte do utilizador. O que nem toda a gente tem. Nem deveria precisar de ter!
Tudo isso para dizer que este foi o sistema de configuração mais fácil e intuitivo que até agora experimentei. Fácil de configurar, fácil de gerir seja com smartphone, tablet ou PC, ou tudo ao mesmo tempo. Este é um verdadeiro plus!
A APLICAÇÃO
Ligações estabelecidas, passemos aos equipamentos. O SoundTouch Wi-Fi 10 é a opção de menores dimensões da série. Tem um design discreto e, sem ser espetacular, encaixa perfeitamente em qualquer ambiente, sem chamar atenção para o seu aspeto mas a valorizar as suas qualidades de reprodução áudio, que é o que interessa. Esteticamente, o seu irmão, o SoundTouch Wi-Fi 20, é ligeiramente diferente, com um pouquinho mais de estilo mas igualmente discreto. Ambos estão disponíveis nas versões preta e branca. Experimentei os pretos.
Estas colunas podem funcionar independentes uma da outra ou associadas entre si de forma a reproduzir a mesma música em diferentes zonas da casa ou do espaço em que estão a ser utilizados. Para administrá-las está disponível uma app que, sem ter também um design fora do vulgar, tem uma coisa muito mais importante: funciona lindamente! E a partir do momento em que percebemos o seu funcionamento (o que não demora muito), conseguimos operá-la fácil e intuitivamentea partir de vários dispositivos, como já disse, sem que isso provoque bloqueios ou mau funcionamento.
Instalada a aplicação, smarphones, tablets e PCs transformam-se em comandos à distância destes equipamentos. Convém lembrar que o tanto o SoundTouch Wi-Fi 10 como o 20 trazem o seu próprio comando à distância.
EM AÇÃO
Os dois dispositivos foram desenhados para fazer streaming de música a partir de variados serviços online como Spotify e Deezer, assim como de rádios (nacionais e estrangeiras) na Internet e, claro, da nossa coleção pessoal de músicas.
Ambos os equipamentos possuem 6 teclas numeradas na sua parte superior para que o utilizador possa programar as suas opções preferidas.
SoundTouch Wi-Fi 10 e 20 têm uma qualidade de som similar. Claro e potente, o som ganha definição à medida que o volume sobe.
PARA ENCERRAR
O saldo é positivo tanto na qualidade de som quanto na facilidade com que navegamos por todas as opções do sistema e conseguimos utilizar todos os recursos que a Bose põe à disposição do utilizador.
Esperava que um dos modelos, provavelmente o menor, contasse com uma bateria própria para poder ser levado para o exterior ou para outros pontos onde não há acesso à eletricidade. Talvez este seja o único ponto menos positivo a destacar. Os preços também são apimentados – 249,99 e 439,99 euros respetivamente – mas pelo menos há qualidade em troca.
Junho 5, 2018
boa tarde, conectou via bluetooth em tv? reparou se tem algum lag no som?
Junho 8, 2018
Boa tarde, Leandro,
Não liguei à TV apenas ao computador e ao smartphone.