É um conceito inovador e o design tem assinatura nacional. Parece a coisa mais simples do mundo mas até hoje ninguém tinha tido esta ideia. Para além de ser ideal para quando se está em viagem ou para lavar peças de roupa delicadas ou de lã, este é um produto extremamente económico. Veja como funciona.

Não há dúvida de que é a máquina de lavar roupa mais pequena e delicada do mundo. Chama-se Dolfi e é extremamente prática. Requer apenas um recipiente com água – um alguidar, um balde ou um lavatório – um pouco de detergente de roupa e 30 minutos de espera enquanto o pequeno dispositivo atua. Depois, é enxaguar a roupa e pô-la a secar como de costume. A roupa fica perfeitamente limpa. E o consumo de energia é 80 vezes menor do que o de uma lavagem com uma máquina tradicional.

Hand2_big

E COMO FUNCIONA?

Dolfi utiliza tecnologia ultrassónica para limpar os tecidos. Em termos simplificados, o equipamento emite ondas de ultrassom que criam pequenas borbulhas que expulsam a sujidade das fibras do tecido. Limpa com delicadeza, sem que seja necessário esfregar, torcer, esticar ou realizar qualquer procedimento que possa estragar o tecido. É perfeito para lavar aquelas peças de roupa que normalmente temos medo de pôr na máquina.

A tecnologia foi desenvolvida e testada pelo laboratório suíço MPI Ultrasonics. O design em forma de seixo, suficientemente compacto para levarmos na mala de viagem ou mesmo na carteira, foi criado por André Fangueiro, designer português que há já alguns anos trabalha fora do país. A equipa da Dolfi é pequena e multicultural.

O nome dado ao equipamento é um tributo aos golfinhos (dolphins), que usam o ultrassom de forma avançada. A Dolfi foi financiada através de uma campanha de crowdfunding da Indiegogo e arrecadou 4 vezes mais do que o valor inicialmente pedido. Parte dos fundos recebidos irão para organizações que investigam e cuidam do bem-estar destes animais. Este produto tem um preço aproximado de 100 euros e pode ser adquirido na página da sua campanha na Indiegogo.

Travel