Para quê serve realmente uma câmara de vídeo para o carro? Foi esta a pergunta que imediatamente me veio à mente quando me foi dada pela Orange a oportunidade de testar uma Transcend DrivePro 200. A resposta não foi imediata mas fez-me pensar… e gostar.

Eu hesitava, hesitava, e bloqueava, sem perceber o propósito da câmara. Não encontrava resposta e não conseguia iniciar o teste. Gostava do seu design quadrado e descomplicado, via que era leve e que trazia adaptador fácil de manipular para ser colada ao vidro. Olhava, olhava… e, a certa altura, decidi pôr um ponto final nesta procrastinação sem sentido. A luz estava perfeita e o sol parecia ter-se esquecido de que o Verão já tinha terminado. Prendi a Transcend DrivePro 200 no para-brisas e fui dar as minhas voltas de rotina, numa tarde de domingo.spec_DP200EM AÇÃO

Pô-la a funcionar não foi difícil. Os menus eram ricos em opções e podia programá-la a nível de sensibilidade, exposição, resolução dos vídeos e tempo de gravação. O menos agradável foi ter de fazer tudo no carro. Gosto de explorar e acertar as definições bem sentada, com o apoio de uma mesa e com boa iluminação. Só que o equipamento não tem bateria interna e funciona com a energia do isqueiro ou ficha do carro. Este aspeto pode ser bom para a longevidade do produto e para se ter uma garantia mais alargada, mas na prática, pelo menos enquanto não se tem um adaptador de ficha (a câmara não traz), isto pode ser limitador. Por sorte, a Transcend DrivePro 200 é intuitiva, e tudo acabou bem. Câmara preparada, lá fui eu.

Pelo caminho, apanhei luz natural, sombra, sol na cara, sol pelas costas, e até mesmo o anoitecer. Tantas variações de luz fizeram-me temer pela qualidade do resultado final. Enganei-me. Obtive uma imagem de boa qualidade e equilibrada para todas as alturas. O ângulo de visualização de 160º permitiu registar praticamente tudo o que via. E os vídeos no geral superaram em qualidade o que se via através do monitor da câmara. Uma nota menos positiva para a gravação de som, com o microfone a gravar com pouco volume.

Com esta câmara, é possível optar por fazer vídeos com períodos curtos de um minuto, com etapas maiores, ou ainda gravar tudo de seguida sem estas interrupções. A vantagem dos períodos curtos está no peso dos ficheiros. Ficam mais leves e fáceis de passar do cartão de memória para o computador ou outros suportes. Convém recordar que a câmara traz de origem um cartão de memória micro SD de 16 GB. E está preparada para conectar através de Wi-Fi, com app disponível para interação com smartphone.

CONCLUSÃO

Há quem diga que a grande maioria dos russos tem uma destas câmaras no carro para o caso de terem um acidente de trânsito. É bem possível. Haverá quem também as use para trabalho e, talvez, até para viagens de férias.

Quando vi a primeira leva de vídeos que gravei deu-me uma ‘coisa boa’. Vi que tinha conseguido registar toda a beleza de um lugar. Lá estava a reprodução fiel do melhor da minha rotina. Estava estampada a sorte que tinha por no meu dia-a-dia ser quase obrigada a passar por caminhos tão bonitos. Um pedaço de memória traduzido em vídeo. Guardei os ficheiros para partilhar com os amigos e familiares que vivem longe. E, melhor do que isso, guardei-os para poder sentar, no futuro, e rever com a minha filha esta fase tão feliz das nossas vidas.

ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS

  • O que traz na caixa: DrivePro 200 CVR, Suporte e encaixe para vidro, ficha para carro/isqueiro, cartão de memória microSD de 16GB, Cabo para Video, Manual Quick-start
  • Ecrã: LCD 2.4″ a cores
  • Lentes: F/2.0, 160° wide angle
  • Resolução: Full HD (1920×1080) 30FPS HD (1280×720) 30FPS
  • Formatos de Vídeo: H.264 (MOV: até 1920×1080 30fps)
  • Fichas: USB 2.0
  • Sensores:  CMOS sensível a baixa luminosidade, 3 mega-pixel
  • Fonte de energia: Input: DC 12V~24V Output: DC 5V 1A
  • Dimensões: 67mm × 72mm × 34.3mm