Esta é a impressão 3D mais deliciosa que pode haver! E já está acessível. Quer experimentar?

Trata-se de uma parceria entre a empresa norte-americana Hersey e a 3D systems, que deu origem à CocoJet 3-D. O que esta impressora faz já pode ser visto (e comprado) nas Chocolate World Attraction, uma espécie de parque temático em que o chocolate é a figura principal, que a companhia tem em alguns pontos dos Estados Unidos. Nestes locais é possível escolher uma forma a partir de um catálogo de opções apresentado através de um iPad, incluindo complicadas formas rendilhadas, e imprimir na hora.

A ideia é levantar o véu e espreitar um futuro muito próximo do chocolate como um produto personalizado. Em entrevista à TechCrunch, o responsável do pelo marketing da Hersey, Jeff Mundt, referiu as amplas possibilidades deste novo recurso. É possível imprimir o que se quiser em chocolate, desde reproduções de fotografias a uma imagens em 3D da própria pessoa, sem falar nas inúmeras formas livres e na réplica de objectos.

Parece fácil, mas este é um processo que levou à adaptação de uma tradicional impressora 3D às características muito particulares do chocolate, nomeadamente no que diz respeito à forma como é derretido e à sua solidificação.

Crédito foto de abertura: Business Wire