Eu confesso: tinha dificuldade em perceber tanto entusiasmo em relação ao Chromecast. “É possível ver vídeos, fotos e boa parte daquilo que usa no smartphone, tablet e/ou laptop”, lia eu em diversos artigos. E pensava: “So what?” Até que, por intermédio de uma agência de comunicação recebi o desafio da Google para experimentar um Chromecast. Não pensei duas vezes aceitei. Era agora que ia pôr as mãos na massa e comprovar (ou não) a magia do Chromecast.

A pequena caixa do equipamento trazia pouco escrito, mas no fundo queria dizer muito: “Vamos lá que isso é muito simples!”. E foi. Entre instalar o Chromecast, que tem o tamanho de reduzido de uma pen, na televisão, fazer o download da app para alguns smartphones da família e adicionar a extensão Google Cast no Chrome do meu computador, acho que não demorei mais do que 5 ou 10 minutos.

Chromecast. A minha televisão ficou inteligente!

Por um momento o Chromecast parecia não querer seguir os comandos dados pelo meu smartphone Android. Ignorei. Estabeleci a ligação com um iPhone. Imediatamente vi o que escolhi no Youtube, com excelente qualidade, ou seja, muito melhor do que no pequeno ecrã do iPhone. Experimentei novamente com o meu Android e começou a funcionar sem problemas. Vi vídeos do YouTube, vídeos do Google Play Filme, fotografias através da app de fotografias do Google.

Passei para o computador e aí, então, fiz tudo o que queria. Vi fotografias, ouvi música do Spotify, reproduzi tudo o que via no meu browser Google Chrome.

A facilidade com que pude passar de uma fonte para outra – smartphone Android, iPhone, laptop, desktop – não deixa dúvidas: é prático e funciona tal e qual o dispositivo que estamos a usar para transmitir. Há mais de 20 apps que funcionam com o Chromecast e acredito que este espectro só tende a ser alargado.

Sim, percebi o interesse do equipamento e a sua capacidade de tornar as nossas televisões inteligentes, com acesso a conteúdos e aplicações que nos proporcionam uma escolha alargada a nível de entretenimento e não só.

Chromecast. A minha televisão ficou inteligente!

A melhorar…

É tudo bonito e fácil, quanto a isso não há dúvidas. Mas tropecei em alguns obstáculos. O Chromecast permite espelhar o ecrã do smartphone na televisão, mas é ainda uma opção limitada. Apenas alguns dispositivos Android têm acesso a esta opção. O meu não fazia parte da lista assim como os dispositivos iOS também não o fazem.

Consegui transmitir sem problemas dos meus computadores (um laptop e um desktop), no entanto não consegui instalar a Chromecast app no desktop (o sistema operativo era anterior ao Windows 7) e no laptop com Windows 8.1 tive dificuldades. E nem no fórum obtive solução. Confesso que não contactei marca diretamente e acredito que se o tivesse feito provavelmente obteria uma solução.

Por fim, para visualizar fotografias a partir do meu smartphone tive de fazer uma cópia de segurança na nuvem (nem toda a gente gosta de nuvens). Sem este passo a transmissão era impossível.

Apesar destes pontos, o saldo final é positivo e só tende a melhorar. O difícil será concorrer com o resto da família na transmissão de conteúdos para a televisão!

Chromecast. A minha televisão ficou inteligente!