A propósito do lançamento da edição 2015 dos antivírus McAfee Total Protection e do McAfee LiveSafe, parece boa altura para falar de segurança na Internet (mais abaixo falo dos dois produtos).
Ter um antivírus é importante, sobretudo se partilha o computador com outros membros da família. E mais importante ainda se for com uma criança. Mas o antivírus é apenas parte da proteção. A outra parte fica nas mãos dos utilizadores, que devem preocupar-se em ter uma atitude segura quando utilizam a Internet.
E para isso, aqui estão 11 ideias básicas para ter sempre em mente:
- Mantenha o browser, o sistema operativo do computador e os programas que utiliza com mais frequência sempre atualizados. Muitas das atualizações visam reparar vulnerabilidades do software ou do sistema, portanto, é importante estar sempre nas melhores condições
- De tempos em tempos ‘limpe’ o cache do seu browser
- Não repita passwords. Não use a mesma para todos as situações. É difícil controlar tantas, é verdade. Faça uma lista, a mão e mantenha num lugar seguro em casa.
- A cada três meses troque as passwords.
- Antes de fazer download de um ficheiro faça um scan para verificar se tem vírus
- Cuidado ao abrir emails. Desconfie de mensagens que venham de bancos, sobretudo não sendo o seu e, sendo o seu, que tenha um assunto que lhe pareça pouco adequado. Desconfie também de mensagens vindas de entidades oficiais que não tenham razão específica para a/o contactar. São também de evitar as mensagens com notícias extremamente interessantes e/ou preocupantes como, por exemplo: ‘Ganhou um prémio!’, ‘Ganhe muito dinheiro sem fazer esforço’, ‘Há um problema com o seu cartão’, ‘Tem um problema na Justiça’.
- E, se por acaso abrir estes emails, tenha cuidado ao clicar em links. Prefira antes digitar o mesmo endereço diretamente no seu browser.
- Antes de inserir informações privadas num determinado site, verifique se este é seguro, através do símbolo de um cadeado fechado ou do URL iniciado por ‘https’. Não avance sem as identificar.
- Evite ligações de Wi-Fi públicas, sobretudo as que não requeiram passwords, pois pode ficar exposto(a) a riscos e hackers que roubem informações privadas como a password da conta de email ou das redes sociais, só para referir algumas
- Evite fazer download de sites desconhecidos, sobretudo se for para obter música e filmes de graça. Os ficheiros podem trazer vírus ou malwares, sem falar que pode estar a cometer uma ilegalidade
- Se utilizar computadores públicos, faça sempre o log out/terminar a sessão do provedor de emails ou das redes sociais antes de encerrar o computador ou concluir a utilização
O McAfee Total Protection 2015, preparado para ser utilizado em até três computadores, oferece proteção premiada contra vírus e ameaças online, controlos parentais e ferramentas de segurança na Internet, e filtro de spam e correio eletrónico perigoso. O McAfee LiveSafe 2015, por sua vez, pensado para ser utilizado em todos os PCs, Macs, smartphones e tablets do utilizador, conta, para além das funcionalidades indicadas para o Total Protection, com proteção de dispositivos móveis contra a perda de dados,roubo e aplicações de risco, assim como com gestor de palavras-passe e armazenamento Seguro na Nuvem.
Crédito da imagem de abertura: Flickr|DeclanTM