Passamos uma boa parte das nossas vidas a dormir. Quando estamos acordados, precisamos de toda a energia possível pois corremos de um lado para o outro, fazemos milhões de coisas ao mesmo tempo e não queremos falhar nenhuma. Dito isso não resta nenhuma dúvida: temos de cuidar do nosso sono. E, claro está, também temos de descobrir a melhor forma de acordar, para começar o dia em plena disposição.

A pensar exatamente nisto, a empresa norte-americana Hello criou Sense, um dispositivo que monitoriza o sono e o ambiente onde dormimos. Analisa os nossos movimentos enquanto dormimos mas também mede a humidade do ambiente, o ruído, a temperatura e a luminosidade, para assegurar que as condições são as melhores. Mas o Sense faz mais: tem o cuidado de nos despertar quando estamos na fase mais leve do sono, antes de entrarmos novamente numa fase profunda.

Não se trata de um wearable. Este é um monitor que não precisa estar acoplado ao nosso corpo. O Sense consta de um sensor do ambiente para ser posto ao pé da cama, um pequeno sensor para ser posto na almofada e uma aplicação para onde são canalizados todos os dados. Toda a informação recolhida vai aos poucos permitindo que estabeleça ligações entre as várias situações detetadas e as interrupções assinaladas enquanto dorme.

O equipamento conta ainda com colunas que emitem sons relaxantes, se desejado, e luzes suaves.

Sense, o monitor de sono da Hello