Confesso que raramente faço testes a impressoras. Fico de pés e mãos atados quando tenho problemas com a minha e, portanto, reconheço a sua importância. Mas, no fundo, admito que estão entre os equipamentos que menos me atraem. Um desafio proposto pela Canon fez-me parar e, pela primeira vez, olhar para as impressoras com a devida atenção.

Primeiras impressões

Uma chama telefónica e meia hora depois lá estava eu frente a frente com uma PIXMA MG7150, quadrada, elegante, castanha, a encaixar perfeitamente no ambiente. Esta multifuncional topo de gama é uma 3 em 1, que imprime, copia e digitaliza, mas o teste foi essencialmente às suas capacidades de impressão.

O que destaca como principais funcionalidades? A capacidade de imprimir à distância através de conectividade avançada por Wi-Fi e em cloud, sem precisar do apoio de um computador. Pode estar em qualquer divisão da casa e enviar um documento para imprimir sem fios e sem problemas. Destaque também para o sistema de 6 tinteiros independentes, mas sobretudo para o fato de incluir tinteiro cinzento para fotografias a cores mais ricas e, mais importante, para fotografias a preto e branco com excelente qualidade.

Montar, configurar e pôr a impressora a funcionar não foi tarefa complicada. Talvez o mais difícil tenha sido descobrir a bandeja para papel A4. A PIXMA MG7150 conta com duas bandejas, uma para papel com formato de fotografia, capaz de levar 20 unidades, e outra para papel comum, formato A4, com capacidade para 125 folhas. E podem ambas estar carregadas.

Os testes

Três testes propostos pela marca ajudaram a experimentar algumas das funcionalidades da impressora. O primeiro levou-me a descobrir a Pixma Printing Solutions App, que permite imprimir via Wi-Fi diretamente para a impressora.

A configuração não foi difícil, mas só consegui fazê-lo à segunda tentativa. A partir daí foi muito simples imprimir fotografias feitas com o smartphone ou mesmo diretamente de redes sociais como o Facebook.

Com a mesma aplicação foi possível realizar sem maiores dificuldades o segundo desafio, que consistia em imprimir a utilizar o serviço Pixma Cloud Link. Esta funcionalidade permite consultar e imprimir conteúdos online diretamente de serviços em cloud como o Evernote ou o Dropbox, ou imprimir álbuns online a partir do Canon Image Gateway, do Flickr, do Photobucket e do Picasa. Estas funções podem também ser acedidas através do ecrã tátil da impressora. Sempre sem precisar recorrer ao computador.

O último desafio fez-me explorar o Creative Park Premium, da Canon. Os conteúdos deste serviço permitem imprimir e criar postais e calendários, bem como trabalhos 3D em papel. Arrisquei um postal em 3D e tive pena de não ter tido tempo para concluir a montagem de uma das criaturas míticas criadas por Eric Carle. No caso, o giríssimo dragão.

E mais

Não tive tempo para confirmar a capacidade económica da impressora. Foi possível, no entanto, confirmar a sua rapidez. A PIXMA MG7150 leva 21 segundos para imprimir uma fotografia de 10 x 15 cm e pouco mais de um minuto para imprimir no formato A4.

Para além da de imprimir via Wi-Fi sem precisar do apoio de um computador, o equipamento também imprime diretamente de cartões de memória, CD ou DVD, inseridos diretamente na impressora.

Por último, refiro que esta impressora foi galardoada com iF Product Design Award 2014. E que está disponível em três cores: castanho, preto e branco.