Quando escrevi sobre o lançamento das câmaras/lentes Cyber-Shot DSC-QX10 e QX100, da Sony fiquei curiosa para perceber melhor como funcionava. A possibilidade de testar a QX-10 veio esclarecer tudo. Vamos lá:
Para começar
A embalagem traz a câmara, o suporte para o smartphone, a bateria recarregável, um cabo USB, as instruções e uma correia para o pulso.
Ainda que pareça uma lente, esta é mesmo uma câmara compacta que pode até funcionar sem estar ligada ao smartphone, mas como não tem um ecrã para visualizarmos o que estamos a fazer, sem esta ligação seria como fotografar de olhos fechados.
A Cyber-Shot DSC-QX10 (assim como a QX100) não precisa ser utilizada com um smartphone Sony. Para estabelecer a ligação com o smartphone é preciso fazer o download de uma aplicação – a Sony PlayMemories – que, no entanto, está disponível apenas para iOS e Android. A ligação entre os equipamentos é feita através de uma rede Wi-Fi.
Acoplar a câmara ao smartphone é muito fácil, assim como emparelhar os dois equipamentos. O zoom ótico (que aumenta até 10 vezes) e os disparos podem ser controlados no ecrã do smartphone ou diretamente na câmara.
Galeria de imagens (clique na foto para ver detalhe):
Em atividade!
Comecei a experimentar a câmara num ambiente interior, à noite. Foi como pôr uma par de óculos no meu smartphone. De repente tudo ficou mais limpo e definido, sem os grãos do costume! A qualidade de imagem também ganha durante o dia, principalmente a nível da profundidade.
A qualidade é realmente o fator positivo deste equipamento. Assim como a possibilidade de tirar partido do facto de a câmara não ter de estar presa ao smartphone seja para fazer selfies mais cuidadas ou para chegar com a lente onde não é fácil nos aproximarmos fisicamente ou a posição não permite chegar ao visor: buracos, sítios altos, pontos que não proporcionam bom ângulo de visão.
Como aspeto menos positivos está o facto de transformar o acto de fotografar com um smartphone numa coisa menos prática. Pelas dimensões que o conjunto alcança e por tornar a operação ligeiramente mais lenta.
No geral, o conceito é interessante e inovador, desperta o interesse geral e merece atenção.
Especificações técnicas
Tipo de sensor – Sensor CMOS Exmor R® de tipo 1/2,3 (7,76 mm)
Píxeis efetivos – Aprox. 18,2 megapíxeis
Tipo de lente – Sony G
Zoom ótico – 10x
Formato de gravação – JPEG/MP4
Terminais de saída e entrada – Terminal Multi/Micro USB, USB de alta velocidade (USB2.0)
Galeria de imagens (clique na foto para ver detalhe):