Por mares nunca dantes navegados
Zaha Hadid volta a surpreender, desta vez ao desenhar um super iate para a empresa alemã de construção naval Blohm+Voss. O modelo foi apresentado recentemente durante uma exposição dos trabalhos da arquitecta de origem iraquiana na David Gill Gallery, em Londres, e é um protótipo de 128m que dará origem a uma família de cinco super iates Unique Circle.
De cortar a respiração por fora e igualmente arrabatador no interior, o modelo conta com uma espécie de exoesqueleto inspirado nas estruturas naturais marinhas. As curvas unem vários decks e andares de uma forma fluida e orgânica.
Este foi o resultado de um trabalho que aliou a estética de Zaha Hadid e a experiência técnica da Blohm+Voss. Na água e em movimento todos os parâmetros arquitectónicos alcançam níveis extremos. E tudo foi feito para conjugar as exigências relativas à hidrodinâmica e às estruturas com os mais altos níveis de conforto, qualidade espacial e segurança.
Zaha Hadid foi a primeira mulher a receber um prémio Pritzker e assinou projectos como o Centro Aquático de Londres; a Ópera Ópera Guangzhou, na China; a Ponte Sheik Zayed, Abu Dahbi, nos Emirados Árabes Unido, e o Glasgow Riverside Museum of Transport, na Escócia.
A Blohm+Voss é uma companhia de renome no universo da construção naval e em especial no sector dos iates de luxo, e tem uma especial preocupação com a inovação e a alta tecnologia. Esta não é a primeira vez que recorre à parceria com grandes nomes do design e da arquitectura, o seu portfolio conta com mega-iates desenhados por Philippe Stark – o ‘A’, com 120 metros – e por Terrence Disdale – o Eclipse, com 162,5 m –, entre outros.