Instagram

De repente, depois do post anterior, ocorreu-me que poderia haver quem não estivesse familiarizado com o Instagram. Parece, então, uma boa altura para esclarecer sobre o que é isto.

O Instagram é uma rede social vocacionada para a partilha de fotografias. E o seu ambiente é essencialmente o dos smartphones e tablets. O acesso via computador é possível, mas a inserção de imagens não.

Tudo começa com uma aplicação gratuita. A partir do momento em que está instalada começamos a introduzir fotos. É possível tirar fotografias a partir do Instagram ou simplesmente recorrer às que estão na galeria do seu smartphone ou tablet. Tanto num processo como no outro é possível recorrer aos filtros disponibilizados pela aplicação (que ajudam muito tornar mais atraentes as fotos desprovidas de talento ou de qualidade que muitas vezes fazemos) ou inserir a imagem sem filtro (para os mais valentes e seguros das suas habilidades). Todas as imagens que entram no Instagram são gravadas automaticamente na sua galeria da imagens.

Insta SEP 1

Nesta rede seguimos e somos seguidos. Podemos optar por um formato fechado/privado ao qual só é possível aceder a pedido ou incentivar que qualquer um nos siga. Tudo depende da utilização que pretende dar. Se só quer estabelecer uma rede limitada aos seus amigos, para com eles, e apenas eles, partilhar o que vê e experimenta, a privacidade total é o melhor recurso. Se quer experimentar tudo o que uma rede social pode proporcionar, a nível de intercâmbio de experiências deixe de lado o excesso de zelo e divirta-se. Mas atenção, a este nível também recomendo que, como em tudo, pense bem naquilo que partilha. As redes sociais devem ser encaradas da mesma forma como saímos à rua, andamos no mundo e lidamos com pessoas que não conhecemos. Podemos e devemos partilhar pontos de vistas e ideias, mas o que nos é íntimo deve ser deixado para os círculos mais íntimos, para ser partilhado com alguns poucos que podem ser alcançados via email.

Insta SEP 2