É um misto de computador e forno, com o melhor de ambos. Chama-se Watch & Touch, é da Candy e promete fazer uma revolução no mundo da cozinha.

Desligado parece mais um forno, com linhas modernas, mas um forno. A porta tem um aspeto normal, bem isolada com camadas de vidro, mas normal. É verdade que não vemos botões. Só há um botão à frente deste forno e aí já percebemos que estamos diante de um produto diferente.

E é quando o ligamos que vemos que nada ali é normal (o bom sentido, claro)! Em vez de vermos o interior do forno, deparamo-nos com um ecrã onde é possível ter acesso a receitas na Internet, aos nossos sites e blogs de culinária preferidos ou ainda podemos controlar por toque todos os passos dos pratos que vamos preparar.

No Watch & Go vemos os cozinhados sem precisarmos abrir a sua porta e, portanto, sem perder calor. Uma câmara interior faz este serviço e nós acompanhamos pelo ecrã do forno ou… sentadas no sofá, através do smartphone ou do tablet e da app Candy Simplify.

Forno Watch & Touch, da Candy

Cozinha digital

O Watch & Touch, da Candy,  é o 1º forno inteligente e totalmente controlado por toque alguma vez concebido. Tem 78 litros de capacidade – um grande interior, sem ocupar mais espaço por isso – e 5 níveis de cozedura.

Todas as ações são comandadas por toque através da porta/monitor, que mostra receitas pré-definidas ou descarregadas da Internet. É possível, inclusive, criar o nosso próprio livro de receitas digital.

Forno Watch & Touch, da Candy

Preparar o jantar a caminho de casa

Este forno não só é intuitivo e de fácil utilização, como proporciona tudo o que pode ser preciso para cozinhar. Mesmo para os mais inexperientes. Sempre que selecionamos uma língua, por exemplo, o seu sistema inteligente dá prioridade a receitas relacionadas com essa língua/cultura. Da mesma forma que a prioridade é para as ligações relacionadas com a culinária.

E quando é preciso gerir o tempo ao pormenor, o sistema está preparado para iniciar o seu funcionamento em diferido.

O Watch & Go é um forno de classe energética A e já está disponível no mercado português. O seu preço é de 1700 euros.