Quantas vezes teve de perder tempo a procurar onde levantar dinheiro antes de apanhar um táxi? Isso já não será preciso! Os primeiros táxis com terminais para receber pagamentos em cartão chegam às ruas este mês. E estão devidamente assinalados.

Quer queiram quer não, a chegada da Uber fez com que os serviços de táxis em Portugal começassem finalmente a modernizar-se. É verdade que as leis também têm de acompanhar a evolução dos tempos, mas já era altura dos táxis finalmente chegarem ao século XXI.

Primeiro fizeram-no com uma aplicação – Taxi Digital – e agora com a possibilidade de pagar com cartão no próprio táxi. Uma solução ideal para quem não quer adicionar o cartão à subscrição da aplicação ou nem mesmo pretende aceder à app. Esta solução chega ao mercado português através de uma parceria entre a myPOS, empresa líder em fintech, a ANTRAL (Associação Nacional de Transportadores Rodoviários em Automóveis Ligeiros), a CNTD (Central Nacional de Táxis Digital) e a MasterCard.

Tarde mas com alta tecnologia

Para os clientes, as novas opções de pagamento myPOS garantem serviços mais rápidos e seguros (reduzindo o tempo de processamento e evitando o manuseamento de dinheiro). Permitem pagamentos através de Smartphone, Smartwatch ou cartões sem contacto. O recibo é emitido de imediato e pode ser entregue ao cliente em papel ou via e-mail.

Para os táxis, por sua vez, tudo é facilitado. Não há quaisquer taxas de instalação ou mensalidade para a utilização e esta alternativa permite que circulem com menos dinheiro nos automóveis, reduzindo o risco de roubo.

A solução myPOS para os táxis inclui um Pack myPOS (composto por um terminal POS móvel, uma conta online e um cartão Mastercard gratuitos), o registo e a ativação de terminal POS (com suporte wi-fi e bluetooth) e um cartão de dados myPOS grátis.

Os pagamentos efetuados nos novos terminais ficam automaticamente disponíveis para levantamento, a partir da conta online gratuita ou da myPOS Mobile APP. Através do cartão empresarial pré-pago é ainda possível aceder de imediato ao dinheiro, por levantamentos em Caixas Multibanco, compras em POS ou pela Internet. Portanto, os motoristas não precisam de estar pendentes dos tempos de transações bancárias. E continua a poder receber gratificações.

 

No mundo e em Portugal

Os terminais myPOS são utilizados por mais de 2000 empresas de táxi na União Europeia e Suíça. Em Portugal, o processo tem início em Lisboa, onde já estão programadas instalações de 200 terminais ainda este mês. A partir daí, a solução estará ao alcance de taxistas e empresas de táxis de todo o país.