Tem tudo para virar a grande mania do Verão. É o par perfeito para qualquer smartphone. Para imprimir na hora tudo o que fotografamos. Estive a experimentá-la e foi difícil parar.

É quase como uma brincadeira. Agora a fotografia está no telemóvel e no instante seguinte está nas nossas mãos, para partilharmos realmente com os amigos ou para colarmos no diário, em objetos ou onde bem nos apetecer. A mais recente impressora fotográfica da HP é assim. Conheça a Sprocket, da HP.

 

A primeira impressão

Pequena, ligeiramente menor do que a maioria dos smartphones, a Sprocket cabe na palma da mão e, melhor do que isso, cabe no bolso, na carteira e quase não damos por ela. Tem um design simples e descomplicado. E o mesmo acontece com a sua utilização: é extremamente fácil e intuitiva.

Esta impressora portátil tem uma tampa amovível para inserirmos o papel, entrada para o cabo USB para carregá-la e o botão para ligar e desligar.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Em ação

A Sprocket funciona associada a uma aplicação. É através dela que são dados os comandos de impressão. A app permite selecionar imagens da galeria do telemóvel ou tablet, do Instagram, do Facebook ou do Google Fotos. Com a aplicação podemos ainda editar as fotos com os comandos tradicionais – cortar, rodar, ajustar luminosidade, etc – e também acrescentar molduras, stickers, filtros e texto.

Sincronizá-la através do Bluetooth com o telemóvel é simples e imediato. E imprimir é tão fácil como partilhar uma fotografia no Facebook ou no Instagram.

Esta impressora não utiliza cartuchos de tinta. Utiliza um papel especial, o HP ZINK – ou seja, Zero Ink – que é sensível à temperatura. Assim, a impressão é feita através do calor. O papel tem qualidade fotográfica e é resistente à água, a rasgões e a manchas. E é autocolante! As suas dimensões são de 5 x 7,6 cm.

Para terminar

Esta é uma forma divertida de tirar literalmente do telemóvel muitas das fotografias que se acumulam na sua memória sem nunca voltar a ver a luz do dia.

A Sprocket já está disponível no mercado. Ainda que originalmente exista nas versões branca e preta, por enquanto em Portugal só está a ser comercializada a opção branca. Esta impressora fotográfica portátil tem o preço de 149,99 euros e traz um conjunto de 10 folhas de papel fotográfico HP ZINK. A recarga de papel é comercializada em conjuntos de 20 folhas, cujo preço é de 11,99 euros cada conjunto.