É para fotografar e imprimir no mesmo instante. Mas também permite editar, jogar com filtros e criar imagens divertidas com stickers, ou ainda guardar para imprimir em outra altura. Esta é a novidade da FujiFilm que mais parace o Instagram em forma de produto.

Foi apresentada recentemente e é nitidamente uma grande aposta da marca japonesa. Com a Instax Square SQ10 a Fujifilm pretende proporcionar experiência fotográfica centrada na criatividade e design. Para a geração nova que traz as redes sociais no ADN é uma oportunidade de fazê-lo de uma forma mais física. Para quem ainda traz na memória os bons tempos das Polaroids é uma forma de reviver o mito com muito mais recursos.

 

Alma híbrida

A instax Square SQ10 é a primeira câmara instantânea híbrida do mercado, e combina impressão analógica com óptica e edição digital. O objetivo é alcançar uma melhoria na captura da imagem, que pode ser editada e processada antes de impressa, com um controlo maior e um interface mais intuitivo, através de um ecrã LCD.

A câmara de formato quadrado inclui dois botões de comando de disparo em cada um dos lados, com bloqueio AE/AF. A objetiva frontal facilita o disparo independentemente do ângulo. Graças ao dial de controlo das funções de edição e impressão com monitorização da imagem em ecrã LCD, é mais fácil obter o efeito final desejado.

 

Este slideshow necessita de JavaScript.

 

Impressão ao momento

A SQ10 utiliza uma nova versão da popular película de formato quadrado, que permite obter instantaneamente uma fotografia em papel com retoque e edição prévias. Conta com focagem automática, macro, exposição automática e reconhecimento de rosto. Põe à disposição do utilizador ferramentas como a edição digital, o controlo de luminosidade, 10 filtros e o efeito vinheta.

 

E mais

Com esta nova câmara é possível ainda criar fotografias com dupla exposição, que combina dois temas diferentes numa única imagem; fotografar em modo macro, que foca a uma distância de 10 cm, e Bulb, com exposição ampla para imagens com luz natural reduzida

A par das novidades de impressão, as fotografias podem ser reimpresas em qualquer momento, permanecendo armazenadas na memoria da câmara ou do cartão de memória, podendo também ser importadas imagens de outros dispositivos para impressão a partir da Instax Square SQ10.

A câmara instantánea híbrida instax Square SQ10 estará disponível no início de Junho 2017 com um PVP recomendado de 289 euros.