O seu router está no extremo oposto de onde se encontra a sua consola de jogo, a sua smartTV e todos os dispositivos multimedia que precisam de uma boa ligação à Internet? Tem equipamentos fantásticos com um desempenho fraquinho por causa da má ligação? Esta pode ser a solução: o Devolo GigaGate. Experimentei-o e agora conto como foi.

Antes de começar a explicar o produto mais detalhadamente eu pergunto: conhece a expressão ‘Plug and Play’? Para quem não conhece, é simples: são aqueles produtos que basta ligar e usar sem maiores dores de cabeça para compreender manuais ou fazer configurações. Esta é a segunda característica mais importante do GigaGate que a Devolo acaba de apresentar (pelo menos para os não especialistas). A primeira qual é? Estabelecer uma ligação de qualidade para que os seus dispositivos tenham o melhor desempenho. Mas vamos aos detalhes.

O que é?

O Devolo GigaGate é uma ponte, ou bridge, de alta velocidade capaz de proporcionar uma ligação à Internet super-rápida, ideal para os equipamentos de entretenimento multimédia que temos.

A sua principal vantagem é servir de ponte entre um ponto e outro, ou seja, transmitir o sinal do router diretamente para onde se pretende: smart TVs, caixas de streaming, Set-Top-Boxes de IPTV, consolas de jogos e outros dispositivos multimédia. A melhor ligação é feita através dos cabos de rede, mas o sistema proporciona também uma excelente ligação WiFi para os demais dispositivos.

Como funciona, na prática?

O Devolo GigaGate está disponível sob a forma de um Starter Kit que é composto por uma Base e um Satélite. São dois dispositivos de design discreto e elegante, sendo que o Satélite inclui uma porta gigabit e quatro portas multimédia (Fast Ethernet). O pacote traz ainda dois cabos de rede e duas fontes de alimentação para ligar cada componente à eletricidade.

Para começar, liga-se a Base ao router com um dos cabos. Depois, liga-se o Satélite na zona da casa onde estão os dispositivos multimédia. Base e Satélite conectam-se automaticamente utilizando WiFi de alta velocidade na banda de 5 GHz. Para proporcionar a maior segurança possível, esta comunicação é encriptada. Com estes dois passos em que pouco mais fazemos do que ligar um cabo de rede e as fontes de alimentação, a base de funcionamento está estabelecida.

A partir daí, basta ligar os equipamentos pretendidos às portas disponíveis do Satélite e aproveitar.

Para as ligações WiFi, a melhor maneira de as fazer é através do WPS (WiFi Protected Setup). Parece complicado, mas não é! No telemóvel, basta ir às definições, entrar em WiFi, no menu do WiFi escolher Definições Avançadas e lá está o WPS. Carrega em WPS e em seguida no Satélite carrega no botão com LED relativo à ligação WiFi. E já está! Não é preciso password nem nada. Com o computador é ainda mais fácil. É só carregar no botão WiFi do Satélite já referido, no computador carregar para ligar à rede WiFi do GigaGate (devolo 23f) e a ligação é estabelecida.

O resultado

Com o computador ligado através do cabo de rede, consegui alcançar uma velocidade de 123 Mb por segundo. Com a ligação WiFi os valores foram de 54 Mb por segundo. Qualquer dos resultados foi significantemente mais elevado do que a velocidade (miserável) que obtinha com a simples ligação WiFi do router naquela zona da casa. Foram também mais elevados do que a velocidade que consigo com a ajuda de uma Powerline.

O Kit Starter tem um preço de 229,90 euros. Se desejar estender a rede para ligar mais aparelhos, pode comprar um (ou mais) Satélite(s) separadamente pelo preço de 139,90 euros. Até oito Satélites podem ser conectados a uma só Base. Todos os componentes têm uma garantia de três anos.