Ocupa pouco espaço, tem um ar discreto mas ao mesmo tempo divertido, imprime, copia e digitaliza. Será que o faz com qualidade? É isso que aqui vamos ver. Estive a experimentar a multifunções DJ3730, da HP, e eis o veredicto.

A HP informa que é a multifunções mais pequena do mercado. Desde o seu lançamento tinha curiosidade de a experimentar com calma. A oportunidade chegou. Vamos a ela!

Uma multifunções para quem tem pouco espaço. DJ3730, da HP

A primeira impressão

É discreta, leve e mesmo com um design jovial (o que para mim é positivo), encaixa-se na perfeição em qualquer ambiente, mesmo no mais conservador. Esta é uma impressora claramente pensada para o uso doméstico, para jovens estudantes ou mesmo para o número crescente de pessoas que trabalham em casa. Nestes casos, ter uma multifuções que cabe em qualquer cantinho, parece uma excelente opção. O seu corpo é maioritariamente branco (ou, melhor, bege claro), com a parte superior colorida. O toque de cor ganha vida quando o ambiente é propício, mas não choca se o que está à volta é mais neutro e discreto. A HP DJ3730 tem três cores disponíveis em Portugal (originalmente há mais opções): Azul Elétrico, Verde Relva e Vermelho. A mim calhou-me para experimentar uma Verde Relva.

Nesta primeira impressão, talvez o que poderia ser melhor seria a articulação da bandeja de saída, às vezes difícil de abrir e fechar. Mas, considerando que não é um gesto para fazer repetidamente, não ofusca a apreciação global nesta primeira fase.

Uma multifunções para quem tem pouco espaço. DJ3730, da HP

Em ação

Estética à parte, o melhor depois de apreciar esta impressora é o facto de que entre tirá-la da caixa e fazer a primeira impressão demorei apenas um instante. Para isso, basta deixar-se guiar pelas instruções. A ligação através de rede WiFi é uma mais-valia. Com uma configuração quase automática, serve tanto para imprimir e digitalizar através do computador, sem o uso de cabos, como do smartphone ou do tablet.

Imprimir é fácil em qualquer das situações (computador, telemóvel ou tablet). E os resultados são excelentes, seja a nível da impressão de documentos seja da impressão de fotografias. Cores equilibradas, boa definição e resolução. O tempo de impressão é razoável. A opção de impressão silenciosa faz com que o equipamento trabalhe de uma forma um pouco mais lenta.

O scanner desta multifuções permite fazer cópias no momento ou digitalizar documentos ou fotografias para o computador (ou telemóvel/tablet). Na digitalização com esta multifunções é o documento que se desloca sob o leitor de imagem. Copiar ou digitalizar folhas simples é fácil e os resultados são impressionantes. Quando são publicações com mais páginas, a digitlização só é possível se o original for fino (um desdobrável ou coisa do géreno), caso contrário não cabe no espaço disponível.

Remate final

Esta é uma multifunções prática e engraçada. Ideal para estudantes ou para quem trabalha em casa. Apesar de algumas limitações a nível da digitalização, imprime e digitaliza com grande qualidade.

A DJ3730, da HP, tem um preço de 69,99 euros.